A gordura localizada é uma hipertrofia das células
adiposas unicelulares em uma região mais especifica como abdômen. Essa
hipertrofia é resistente a dietas, massagens e ginásticas. Por este motivo, tem-se criado novas abordagens para combatê-la de outras maneiras.Uma das alternativas é o uso das correntes polarizadas e da
iontoforese como coadjuvante ao tratamento desta hipertrofia.
A Corrente Polarizada é uma corrente com um fluxo contínuo seguindo apenas uma direção (unidirecional) de partículas carregadas, sendo capaz de promover mudanças eletroquímicas sob os eletrodos.
Exemplos: Corrente Galvânica, Diadinâmicas, Alta voltagem. Já a Iontoforese, no campo da fisioterapia dermatofuncional, aproveita as correntes polarizadas para a penetração de cosméticos que possuem substâncias polares. Isso traz inúmeros benefícios ao paciente, tais como, a redução de procedimentos invasivos, aplicação localizada do fármaco, diminuindo assim a ação sistêmica do medicamento como as repercussões sobre o sistema gastrointestinal.
Aplicação e Efeitos das Corrente Polarizada e Iontoforese
Os efeitos da corrente
polarizada e da iontoforese são locais, o que pode ser benéfico para a redução localizada de tecido adiposo, uma vez que estas modalidades não resultam em efeitos sistêmicos, como por exemplo a mudança do perfil nutricional, muito menos a redução do peso corporal. Isto ocorre, pois a aplicação das correntes polarizadas pode trazer inúmeros resultados positivos por promover a hidratação, aumento do
aporte circulatório no polo negativo, bem como vasoconstrição e analgesia no
polo positivo.
Cuidados ao Utilizar Correntes Polarizadas
Levar em consideração a densidade de corrente que é a quantidade de íons pela área do eletrodo determinando a intensidade da corrente.
Fazer o cálculo de amplitude máxima por pólo e acordo com o tamanho do eletrodo.
Respeitar o tempo total de aplicação.
Todos estes tópicos são de conhecimento do fisioterapeuta e estes recursos devem ser aplicados sempre por profissionais da área.
Contra indicações das Correntes Polarizadas
Próteses
metálicas, pacemaker (marca-passo), aparelhos auditivos, gravidez, cardiopatias, infecção
ativa, feridas e úlceras, alteração de sensibilidade, entre outros. Por isso, é importante o profissional coletar as informações do estado geral de saúde do paciente e realizar um exame físico completo, avaliando assim a real indicação do uso de recursos como as correntes polarizadas.
* Lembre-se que: Na área da fisioterapia dermatofuncional, a iontoforese
com cosméticos é usada como coadjuvante no tratamento da gordura localizada,
lipodistrofia ginoide, cicatrizes hipertróficas e queloides. Ou seja, não é o tratamento principal! Fique atento.
Referência:
Boa , agora temos um método melhor pra eliminar as indesejadas gordurinhas
ResponderExcluirBom trabalho , conhecimento adquirido é sempre importante
ResponderExcluir