sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Correntes Diadinâmicas e Edema


Nosso corpo tem um mecanismo de reação à qualquer tipo de lesão , assim que identificado ele desencadeia um processo inflamatório que se divide em fases de inflamação , proliferação e remodelamento.

Dentro dessa fase inflamatória há sinais próprios,  dentre eles destaca-se o edema que pode ser definido como o acúmulo de água no espaço intersticial , que quando descontrolado pode aumentar a dor , prolongar a imobilização, reduzir a amplitude de movimento articular e inibir a cicatrização podendo ter uma recuperação de tecido mais lenta.

Para tratamento do edema destaca-se o uso da eletroterapia , especificamente as correntes diadinâmicas. Essas correntes produzem uma ação estimulante, causando vasodilatação e aumento do fluxo sanguíneo. Além disso, aumentam o metabolismo, o retorno venoso e linfático, reduzindo o edema e como consequência, aliviando a dor.


O uso das correntes diadinâmicas mostraram-se efetivas na  diminuição do edema quando o tratamento, sendo usadas amplamente na prática clínica. Porém, a literatura é escassa com respeito ao uso destas em diversas afecções.


Referências Bibliográficas

3 comentários:

  1. Pode-se considerar uma técnica efetiva , mesmo com acesso tão limitado ?

    ResponderExcluir
  2. É interessante saber que também tem influência no alívio da dor ! Parabéns 4º período

    ResponderExcluir
  3. Que é uma técnica efetiva , não existem dúvidas! O controle de edema é muito eficaz com as correntes diadinâmicas, é o que se encontra nos artigos e na literatura.

    ResponderExcluir

Deixe seu cometário aqui.