Sejam bem vindos ao blog!
Um espaço para discussões de caráter técnico-científico sobre os diversos Recursos Físicos, popularmente conhecidos como “Eletroterapia”, utilizados pelos fisioterapeutas.
As atividades são desenvolvidas por acadêmicos do curso de Fisioterapia da PUC Minas, sob a supervisão da professora Dra. Angélica Araújo.
Existe algum tipo de ordem entre a variação da temperatura para o tratamento? Por exemplo primeiro a quente e por último a fria. E se existe, por quê disso?
Sim, existe uma ordem. Quando um paciente está com edema (extravasamento de plasma após uma lesão), há uma compressão mecânica e diminuição da circulação sanguínea, que gera comprometimento circulatório e consequente perda de função. Diante disso, deve-se utilizar inicialmente água aquecida (38° a 40°), pois como relatado no livro “Eu Sei Eletroterapia” do autor Jones Eduardo Agne, 2011 (página 187), o aquecimento gera alterações no tecido, como vasodilatação e aumento do fluxo sanguíneo local, proporcionando assim um maior abastecimento de oxigênio e retirada de catabólitos no local, além de aumentar o metabolismo e diminuir a resistência elástica e viscosa do tecido. Tudo isso feito de inicio, vai auxiliar para quando utilizarmos a água fria (13° a 20°); ela gera efeitos fisiológicos contrários ao aquecimento, como explicitado no artigo “Os efeitos Fisiológicos da Crioterapia: Uma revisão” (página 3) dos autores Rinaldo Guirro; Carla Abib; Carla Máximo. Nele, os autores citam que o resfriamento tecidual gera diminuição da temperatura e do fluxo sanguíneo local, atuando como um vasoconstritor local. Portanto, a utilização inicial da água quente e após de água fria, vai atuar "bombeando" o edema pelo fato que, de início vamos ter vasodilatação e logo em seguida vasoconstrição. Essa alternância de vasodilatação e vasoconstrição facilita muito a drenagem do edema.
Muito interessante o vídeo, bem claro e objetivo! Eu também sou um acadêmico da área da saúde, e ainda não cinhecia essa técnica. Foi muito produtivo para mim. Parabéns a todos os envolvidos!
Falar sobre o tema como banho de contraste é muito importante, pois muitos acham q é apenas uma água fria e uma água quente, sem importar temperatura, posição do paciente... Muito boa a explicação e todo o vídeo, parabéns!
Parabéns pessoal, excelente trabalho! É muito bom saber que existem tratamentos tão práticos e não prejudiciais como os utilizados normalmente nos dias atuais.
Eu vi o link do Trabalho divulgado na FisioBrasil e decidi conferir. O link me enviou para este belo blog, que eu não tinha conhecimento, mas que agora sempre irei entrar para ver as novidades pois, achei muito interessante os tópicos publicados aqui. Fico impressionado como esses jovens de hoje em dia desenvolvem trabalhos tão belos. Venho parabenizar a professora pela iniciativa e a essa galerinha. Um abraço! José Roberto -
Excelente trabalho! Parabéns aos alunos e à professora.
ResponderExcluirBrilhante trabalho, adorei as informações!!
ResponderExcluirParabéns, muito bem feito !
ResponderExcluirMuito interessante essa técnica. Parabéns meninas pelo trabalho e que vocês sejam excelentes Fisioterapeutas.
ResponderExcluirExcelente trabalho meninas!! Orgulho de vocês ❤
ResponderExcluirParabéns meninas, arrasaram! Muito bom e explicativo.
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluirAdorei ! Muito bem explicado !
ResponderExcluirExcelente vídeo. Claro e objetivo. Parabéns!
ResponderExcluirÓtima apresentação! Excelente explicação! Parabéns!
ResponderExcluirAchei muito bacana o procedimento é muito boa explicação! Parabéns pessoal =))
ResponderExcluirMuito Bom !
ResponderExcluirMuito bom o vídeo, bastante explicativo, didático, criativo e bem elaborado! Estão todos de Parabéns!
ResponderExcluirGostaria de parabenizar a professora pelo incentivo aos alunos e também a todos os acadêmicos pelo belo trabalho. Um abraço!
ResponderExcluirOtimo video, adorei explicaçao e entendi tudo bem!
ResponderExcluirFiquei impressionada com a capacidade dos alunos. nao consegui postar de outra forma entao colocarei anônimo. MAs sou Ana Maria.
ResponderExcluirExiste algum tipo de ordem entre a variação da temperatura para o tratamento? Por exemplo primeiro a quente e por último a fria. E se existe, por quê disso?
ResponderExcluirSim, existe uma ordem. Quando um paciente está com edema (extravasamento de plasma após uma lesão), há uma compressão mecânica e diminuição da circulação sanguínea, que gera comprometimento circulatório e consequente perda de função. Diante disso, deve-se utilizar inicialmente água aquecida (38° a 40°), pois como relatado no livro “Eu Sei Eletroterapia” do autor Jones Eduardo Agne, 2011 (página 187), o aquecimento gera alterações no tecido, como vasodilatação e aumento do fluxo sanguíneo local, proporcionando assim um maior abastecimento de oxigênio e retirada de catabólitos no local, além de aumentar o metabolismo e diminuir a resistência elástica e viscosa do tecido. Tudo isso feito de inicio, vai auxiliar para quando utilizarmos a água fria (13° a 20°); ela gera efeitos fisiológicos contrários ao aquecimento, como explicitado no artigo “Os efeitos Fisiológicos da Crioterapia: Uma revisão” (página 3) dos autores Rinaldo Guirro; Carla Abib; Carla Máximo. Nele, os autores citam que o resfriamento tecidual gera diminuição da temperatura e do fluxo sanguíneo local, atuando como um vasoconstritor local. Portanto, a utilização inicial da água quente e após de água fria, vai atuar "bombeando" o edema pelo fato que, de início vamos ter vasodilatação e logo em seguida vasoconstrição. Essa alternância de vasodilatação e vasoconstrição facilita muito a drenagem do edema.
ExcluirParabéns meninas, adorei o conteúdo do Post e principalmente do vídeo, ficou bem explicativo.
ResponderExcluirMuito esclarecedor e interessante. Parabéns ��
ResponderExcluirÓtimo vídeo, bastante criativo. Me ajudou bastante
ResponderExcluirMuito interessante o vídeo, bem claro e objetivo! Eu também sou um acadêmico da área da saúde, e ainda não cinhecia essa técnica. Foi muito produtivo para mim. Parabéns a todos os envolvidos!
ResponderExcluirParabéns Meninas, adorei a explicação de vocês.
ResponderExcluirFalar sobre o tema como banho de contraste é muito importante, pois muitos acham q é apenas uma água fria e uma água quente, sem importar temperatura, posição do paciente... Muito boa a explicação e todo o vídeo, parabéns!
ResponderExcluirParabéns a professora pela orientação e para os alunos!!
ResponderExcluirAdorei a técnica
ResponderExcluirParabéns pessoal, excelente trabalho! É muito bom saber que existem tratamentos tão práticos e não prejudiciais como os utilizados normalmente nos dias atuais.
ResponderExcluirAdorei o vídeo. Achei a técnica inovadora.
ResponderExcluirExcelente trabalho! Parabéns aos futuros fisioterapeutas e orientação da Dr. Angélica Araújo. Muito bom!
ResponderExcluirHeitor gontijo
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho pessoal, isso sera de grande importância para quando eu chegar no estágio
Eu vi o link do Trabalho divulgado na FisioBrasil e decidi conferir. O link me enviou para este belo blog, que eu não tinha conhecimento, mas que agora sempre irei entrar para ver as novidades pois, achei muito interessante os tópicos publicados aqui. Fico impressionado como esses jovens de hoje em dia desenvolvem trabalhos tão belos. Venho parabenizar a professora pela iniciativa e a essa galerinha. Um abraço! José Roberto -
ResponderExcluirótimo trabalho!
ResponderExcluir