terça-feira, 1 de maio de 2018

Conhecimento dos alunos do curso de Fisioterapia sobre o Ondas Curtas


O aparelho de ondas curtas é um recurso terapêutico que trabalha através da energia eletromagnética de alta frequência de modo contínuo ou pulsado. Em seu modo pulsado atua em efeitos fisiológicos ligados ao potencial de membrana celular e é geralmente utilizado no tratamento de lesões músculo esqueléticas. Já em seu modo contínuo, a energia eletromagnética é convertida em energia térmica, proporcionando aquecimento para os tecidos mais profundos, promovendo efeitos terapêuticos como analgésica, estímulo ao reparo tecidual e relaxamento muscular.
Os alunos do 4° Período do curso de fisioterapia PUC MINAS, 1º semestre de 2018, realizaram uma pesquisa para avaliar o conhecimento dos alunos do 5° ao 8° período sobre este recurso físico e os resultados da pesquisa estão resumidos no vídeo abaixo. Neste vídeo, há também uma demonstração prática da aplicação correta do ondas curtas com a técnica coplanar. Veja a seguir:
                                    
                         https://www.youtube.com/watch?v=LO3sLb6KudQ&

13 comentários:

  1. Excelente vídeo ! Muito bem elaborado e explicado !

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia essa técnica, mas achei muito interessante. Cada dia mais a tecnologia sendo utilizada a nosso favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É incrível né?!
      Quando a ciência é usada para o bem, a humanidade só tem a ganhar

      Excluir
  3. Não conhecia essa técnica,mas achei muito interessante! Cada dia mais a tecnologia sendo utilizada a nosso favor. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom essa modalidade de tratamento, na odontologia utilizamos o laser de baixa intensidade para promover a regeneração tecidual através das ondas eletromagnéticas. Muito bom saber que essa modalidade de tratamento tem outras faces em outras areas da saude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal 😃
      Eu não sabia que a ondontoligia usa este recurso para tratamento.
      Acabamos de agregar informações entre nós. Obrigado 😊

      Excluir
  5. Muito bom essa modalidade de tratamento, na odontologia utilizamos o laser de baixa intensidade para promover a regeneração tecidual através das ondas eletromagnéticas. Muito bom saber que essa modalidade de tratamento tem outras faces em outras areas da saude.

    ResponderExcluir
  6. Particularmente não conhecia a diferença entre o modo contínuo e pulsado, informações foram de bom proveito.
    O interessante é que o procedimento fisaterapeutico exige um grande empenho do paciente, mas tem uma eficiência inquestionável. Toop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado 😃
      Hoje a visão da saúde é que um tratamento não é feito no paciente, mas junto com ele.
      A participação do paciente é fundamental

      Excluir
  7. Os efeitos do aquecimento são usados e estudados desde as primeiras civilizações. Parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir
  8. Achei interessante esse procedimento e como a tecnologia vêm avançando através destes estudos. Visando alívio da dor do paciente, sendo ainda relaxante muscular e estimulando a melhoria dos tecidos acometidos por algum dano que possa ser utilizado essa técnica, considero de suma importância o trabalho em tela. Parabéns! Avante em novas descobertas!

    ResponderExcluir

Deixe seu cometário aqui.