O aparelho de ondas curtas é um recurso terapêutico que trabalha através da energia eletromagnética de alta frequência de modo contínuo ou pulsado. Em seu modo pulsado atua em efeitos fisiológicos ligados ao potencial de membrana celular e é geralmente utilizado no tratamento de lesões músculo esqueléticas. Já em seu modo contínuo, a energia eletromagnética é convertida em energia térmica, proporcionando aquecimento para os tecidos mais profundos, promovendo efeitos terapêuticos como analgésica, estímulo ao reparo tecidual e relaxamento muscular.
Os alunos do 4° Período do curso de fisioterapia PUC MINAS, 1º semestre de 2018, realizaram uma pesquisa para avaliar o conhecimento dos alunos do 5° ao 8° período sobre este recurso físico e os resultados da pesquisa estão resumidos no vídeo abaixo. Neste vídeo, há também uma demonstração prática da aplicação correta do ondas curtas com a técnica coplanar. Veja a seguir:
Excelente vídeo ! Muito bem elaborado e explicado !
ResponderExcluirQue bom que você gostou 😃
ExcluirObrigado 😊
Eu não conhecia essa técnica, mas achei muito interessante. Cada dia mais a tecnologia sendo utilizada a nosso favor!
ResponderExcluirÉ incrível né?!
ExcluirQuando a ciência é usada para o bem, a humanidade só tem a ganhar
Não conhecia essa técnica,mas achei muito interessante! Cada dia mais a tecnologia sendo utilizada a nosso favor. Parabéns!
ResponderExcluirMuito bom essa modalidade de tratamento, na odontologia utilizamos o laser de baixa intensidade para promover a regeneração tecidual através das ondas eletromagnéticas. Muito bom saber que essa modalidade de tratamento tem outras faces em outras areas da saude.
ResponderExcluirMuito legal 😃
ExcluirEu não sabia que a ondontoligia usa este recurso para tratamento.
Acabamos de agregar informações entre nós. Obrigado 😊
Muito bom essa modalidade de tratamento, na odontologia utilizamos o laser de baixa intensidade para promover a regeneração tecidual através das ondas eletromagnéticas. Muito bom saber que essa modalidade de tratamento tem outras faces em outras areas da saude.
ResponderExcluirParticularmente não conhecia a diferença entre o modo contínuo e pulsado, informações foram de bom proveito.
ResponderExcluirO interessante é que o procedimento fisaterapeutico exige um grande empenho do paciente, mas tem uma eficiência inquestionável. Toop
Obrigado 😃
ExcluirHoje a visão da saúde é que um tratamento não é feito no paciente, mas junto com ele.
A participação do paciente é fundamental
Os efeitos do aquecimento são usados e estudados desde as primeiras civilizações. Parabéns pelo trabalho
ResponderExcluirVerdade!
ExcluirObrigado 😊
Achei interessante esse procedimento e como a tecnologia vêm avançando através destes estudos. Visando alívio da dor do paciente, sendo ainda relaxante muscular e estimulando a melhoria dos tecidos acometidos por algum dano que possa ser utilizado essa técnica, considero de suma importância o trabalho em tela. Parabéns! Avante em novas descobertas!
ResponderExcluir