sexta-feira, 2 de junho de 2017

Você sabe o que é magnetoterapia?

Magnetoterapia é uma técnica alternativa que utiliza ímãs, aproveitando os benefícios dos campos magnéticos sobre o corpo humano, possibilitando o processo natural de cura.

Ação do Campo Magnético na célula

No organismo dos seres vivos acontecem os fenômenos elétricos responsáveis pela manutenção da vida. Cada célula do corpo humano possui a sua própria energia magnética e o seu potencial elétrico. Quando acontece alguma lesão, as cargas elétricas das células se alteram (nesse caso a membrana celular fica mais despolarizada), e a célula perde a sua função. O campo magnético é capaz de repolarizar a membrana celular, restabelecendo o funcionamento fisiológico e o equilíbrio de energia das células.

A Magnetoterapia tem a capacidade de influenciar e beneficiar diretamente a circulação do corpo humano, isso se deve ao fato de o nosso sangue possuir ferro. O ferro circula em nosso sangue através de uma substância chamada hemoglobina, que possui também a função de carregar o oxigênio para todos os tecidos do corpo. 

Quando colocamos um magneto na superfície de um corpo, dependendo da sua polaridade (positivo ou negativo), pode haver atração ou repulsão de cargas, proporcionando efeitos fisiológicos e terapêuticos diferentes no organismo.



Principais Benefícios da Magnetoterapia

- Melhora da circulação sanguínea
- Melhora da oxigenação dos tecidos
- Alívio de dor
- Regeneração Celular

Contra indicações 

- Gestantes 
- Portadores de doenças neoplásicas
- Hipertireoidismo

 



Diante dos benefícios citados que a magnetoterapia proporciona, o seu uso pode ser implementado na rotina de trabalho dos fisioterapeutas, em conjuntos com outras intervenções, buscando otimizar o processo de reabilitação do individuo.

Referencias bibliográficas:

MEYER P.F. Investigação sobre possíveis efeitos biológicos in vitro de agentes físicos utilizados em fisioterapia. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal: 2008; p.1-52
SOCIEDADE DE ESTUDOS E PESQUISAS DA ACUPUNTURA CLÁSSICA CHINESA Disponível em:< http://www.sepaccbrasil.com.br/6.htm>. Acesso em 20 de Abril 2017.

10 comentários:

  1. Mtt interessante gostei

    ResponderExcluir
  2. Conteúdo bastante enriquecedor e interessante !!

    ResponderExcluir
  3. muito legal e interessante, vivendo e aprendendo!! Gostei muito

    ResponderExcluir
  4. Estão de parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Sou um admirador da fisioterapia, conteúdo bacana, parabéns.

    ResponderExcluir
  6. A Fisioterapia sempre inovando em busca da reabilitação! Já temos a acumpuntura associada a Fisioterapia, agora mais essa inovação! Ótimas técnicas! Agora é experimentar!

    ResponderExcluir
  7. Texto claro e objetivo. Adorei.

    ResponderExcluir
  8. super interessante. não conhecia a técnica

    ResponderExcluir

Deixe seu cometário aqui.