Afinal, o que é GAMETERAPIA?
O termo "gameterapia" se refere ao uso de videogames, com sensores de movimento, como tecnologia assistiva das sessões de fisioterapia, especialmente em pacientes com desordens ortopédicas ou neurológicas.
O uso de vídeo games como ferramenta
de trabalho iniciou-se no Canadá, por volta de 2006. Hoje, os jogos fazem parte
do processo de reabilitação em vários países, inclusive no Brasil, tendo boa
aceitação não só pelos profissionais da saúde, mas também pelos pacientes que
se sentem mais motivados e interessados com o tratamento.
E
como funciona?
Os sistemas de vídeo games mais
utilizados são o Nintendo Wii e o X-Box 360 Kinect. Durante a reabilitação, o
paciente é colocado em uma plataforma ou diante de sensores de movimento,
possibilitando que o mesmo “controle” o seu personagem no jogo. Assim, todos os
movimentos realizados pelo paciente são refletidos na tela do game e podem,
portanto, ser usados com propósitos terapêuticos.
Com a gameterapia o processo de
reabilitação tende a ser mais interativo e dinâmico. O constante estímulo da atividade
motora favorece a atividade cerebral e ajuda no controle da ansiedade e
depressão, melhorando, assim, a qualidade de vida dos pacientes.
O fator motivacional tem um impacto
positivo sobre os pacientes, pois eles se empenham cada vez mais em executar os
jogos de forma correta para aumentarem a pontuação e passarem para a próxima
fase. Com isso, é possível observar como resultados:
-
Melhora do equilíbrio e propriocepção;
- Aumento / manutenção da força muscular;
- Melhora da capacidade de concentração;
- Aumento da autoestima.
Foto
1: Nintendo Wii. (disponível em:
<http://www.top30.com.br/news
/gameterapia-a-terapia-atraves-dos-videos-games/>)
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Posso
usar meu videogame para fazer terapia em casa?
Não. A gameterapia deve ser
acompanhada por um especialista, capaz de propor e orientar os exercícios adequados
ao quadro de cada paciente, complementando e otimizando o processo de
reabilitação.
BioTrain – Sistema de Treinamento Avançado
O BioTrain é um dispositivo que usa a estimulação
elétrica neuromuscular (em conjunto com exercícios tradicionais) para aumentar
a eficiência de treinamentos em reabilitação e condicionamento físico para
fortalecimento muscular. Utiliza algoritmos de inteligência artificial e os
módulos BioFeed e BioMov para controle do momento, intensidade e tipo do
estímulo a ser aplicado, de acordo com o exercício que está sendo realizado e
os tecidos que devem ser excitados. Na reabilitação, permite realizar sessões de
biofeedback de forma divertida, fazendo com que o paciente fique mais atraído
pela terapia.
O Conselho Federal de Fisioterapia e
Terapia Ocupacional (Coffito) aprova o uso de games movidos a eletromiografia
por biofeedback no processo de reabilitação. Porém um dos grandes obstáculos à implementação
de jogos associados à EMG por biofeedback no processo de reabilitação é o alto
custo do aparelho, que pode chegar a 28 mil reais.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
HARTMANN, Marcel. Com
a ajuda de novas tecnologias, jogos se tornam aliados no tratamento de diversas
doenças. Disponível em:
<http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2016/06/com-a-ajuda-de-novas-tecnologias-jogos-se-tornam-aliados-no-tratamento-de-diversas-doencas-5825358.html>.
Acesso em: 23/04/2017.
DIGITAL, Olhar.
Gameterapia: o tratamento e a cura através dos games. Disponível em:
<http://m.olhardigital.uol.com.br/games-e-consoles/video/gameterapia_o_tratamento_e_a_cura_atraves_dos_games/20886>.
Acesso em: 23/04/2017.
SILVA, Grace. Gameterapia:
a terapia através dos vídeos games. Disponível em:
<http://www.top30.com.br/news/gameterapia-a-terapia-atraves-dos-videos-games/>.
Acesso em: 23/04/2017.
GEBERT, Márcia
TiemiMiksza Balieiro. Gameterapia, o
tratamento com utilização de games. Disponível em:
<http://www.correiodolago.com.br/clientes/fisioterapias/game.html>.
Acesso em: 23/04/2017.
SOARES, Monalise
Dantas; SANTOS, Júlia Karoline Viana dos; COSTA, Fabrícia Azevedo da Costa;
MELO, Luciana Protásio de. Wii reabilitação e
fisioterapia neurológica: uma revisão sistemática. Disponível em:
<http://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/2015/2301/origin al/982original.pdf>.
Acesso em: 23/04/2017.
ROMANO, Rosangela; RAIA, Fábio; DIAS, Igor;
BLASCOVI, Silvana Assis. Tecnologia de Games e Reabilitação Virtual: Adaptação
do Software Labview para Captura de Dados do Wii Balance Board. Disponível em:
<http://www.ipv.pt/millenium/Millenium45/10.pdf>. Acesso em: 23/04/2017.
Faço fisioterapia na unibh, amei o tema, muito criativo
ResponderExcluirÉ bom saber que além de diversão, video games tem benefícios!
ResponderExcluirSou estudante de fisioterapia, adorei o tema. Informações essencias,muito criativo!
ResponderExcluirImpressionante como a fisioterapia vem crescendo, parabéns pelo conteúdo!
ResponderExcluir"Que bacana! A tecnologia de fato pode trazer inúmeros benefícios, como este, se bem utilizada! Parabéns aos responsáveis!"
ResponderExcluirMuito interessante a utilização destes novos recursos para ajudar os demais. Para pacientes jovens é um estímulo já conhecido o que os mantém em uma zona de conforto proporcionando uma rápida melhora e para os mais idosos é uma novidade creio que bem vinda!
ResponderExcluirTambém achei interessante o fato de ser um processo acompanhado por um profissional, assim garante que tudo seja feito da forma correta e o melhor, a tecnologia não substituirá o profissional.
ResponderExcluirGostei de ver, tecnologia sendo bem aproveitada!
ResponderExcluirSou estudante da Puc Minas e não conhecia o tema ,achei muito interessante,uma técnica muito válida para aguçar no paciente ainda mais motivações para melhora do quadro .
ResponderExcluirMuito válido e inovador o tema .
ResponderExcluirMuito bem explicado.
A idéia do jogo funciona como um fator a mais de motivação.
Parabéns!
Gostei do projeto mas espero que pesquisem formas de tornar essa ideia mais acessível (baixo custo) pra que assim possamos ter progresso nessa área de fato.Parabens aos envolvidos no projeto!
ResponderExcluirMuito interessante conhecer uma perspectiva que muda a análise de um alvo famoso pelo estigma de vilão! Parabéns!
ResponderExcluirFazer esse trabalho me proporcionou conhecer mais uma área em que podemos explorar dessa profissão que escolhi e admiro tanto.
ResponderExcluirO paciente colocado a treino, não poderia se sentir para baixo com a possibilidade de por causa de sua patologia perder no game não? Se sim tem algo a ser feito quanto a isso?
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ExcluirCaro colega, obrigada pelo interesse em nosso post!
Sua pergunta é bastante interessante. O objetivo da GAMETERAPIA é tornar a reabilitação mais interessante, aproveitando ao máximo as capacidades que o paciente tenha e estimulando o desenvolvimento e a reabilitação daquelas que estejam comprometidas. Para que o paciente não fique desestimulado com o jogo, é importante salientar que o fisioterapeuta escolherá uma técnica adequada, de acordo com o perfil e a capacidade do paciente, levando em consideração as suas limitações. Mas, caso a técnica escolhida pelo terapeuta não esteja estimulando o paciente, cabe ao profissional mudar a abordagem, buscando outras alternativas para o tratamento. Lembrando ainda que a GAMETERAPIA não se trata de uma disputa ou campeonato, mas sim uma maneira inovadora e divertida do paciente interagir na terapia, otimizando o processo de reabilitação.
Excelente abordagem do tema,a tecnologia cada dia mais vem trazendo benefícios,o uso da tecnologia mostra como a evolução vem trabalhando ao nosso favor. Amei o material,Parabéns Alunos e Professora
ResponderExcluirSou aluna da UFTM de fisioterapia,amei o trabalho e o blog,excelentes temas abordados e ira contribuir bastante com o desenvolvimento academia. Parabéns
ResponderExcluirMuito satisfatório ver como o profissional pode atuar diante da reabilitação com a gameterapia,nunca imaginei que poderia ocorre esse conjunto da tecnologia virtual com a fisioterapia. Ótimo trabalho
ResponderExcluirSou acadêmica de Fisioterapia, e já tive oportunidade de acompanhar um atendimento utilizando os videogames para auxiliar a conduta. Parabéns ótimo trabalho.
ResponderExcluirNossa.. Muito interessante, demonstra a importância da inovação de recursos e ferramentas para potencializar as intervenções da fisioterapia mas tb em outras áreas.
ResponderExcluirMuito se pensa que as tecnologias,principalmente,os videogames é só mera distração no mundo atual.E esse tema é sensacional para quebrar paradigmas existentes em relação aos videogames,mostrando que eles podem e são utilizados para ajudar em reabilitação na área da saúde. Parabéns pelo projeto,a sociedade e a área da saúde precisa de mais investimento nestes projetos envolvendo tecnologia .
ResponderExcluirEsplendida abordagem ao tema, um recurso novo e inovador que vem ganhando espaço na reabilitação,excelente recurso promissor, que traz melhorias para profissionais da área da saúde e para o paciente.
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