segunda-feira, 15 de maio de 2017

Conhecendo um pouco mais sobre gameterapia



Afinal, o que é GAMETERAPIA?

O termo "gameterapia" se refere ao uso de videogames, com sensores de movimento, como tecnologia assistiva das sessões de fisioterapia, especialmente em pacientes com desordens ortopédicas ou neurológicas.

O uso de vídeo games como ferramenta de trabalho iniciou-se no Canadá, por volta de 2006. Hoje, os jogos fazem parte do processo de reabilitação em vários países, inclusive no Brasil, tendo boa aceitação não só pelos profissionais da saúde, mas também pelos pacientes que se sentem mais motivados e interessados com o tratamento.

E como funciona?

Os sistemas de vídeo games mais utilizados são o Nintendo Wii e o X-Box 360 Kinect. Durante a reabilitação, o paciente é colocado em uma plataforma ou diante de sensores de movimento, possibilitando que o mesmo “controle” o seu personagem no jogo. Assim, todos os movimentos realizados pelo paciente são refletidos na tela do game e podem, portanto, ser usados com propósitos terapêuticos.

Com a gameterapia o processo de reabilitação tende a ser mais interativo e dinâmico. O constante estímulo da atividade motora favorece a atividade cerebral e ajuda no controle da ansiedade e depressão, melhorando, assim, a qualidade de vida dos pacientes.

O fator motivacional tem um impacto positivo sobre os pacientes, pois eles se empenham cada vez mais em executar os jogos de forma correta para aumentarem a pontuação e passarem para a próxima fase. Com isso, é possível observar como resultados:

-  Melhora do equilíbrio e propriocepção;
-  Aumento / manutenção da força muscular;
-  Melhora da capacidade de concentração;
-  Aumento da autoestima.

Foto 1: Nintendo Wii.  (disponível em: <http://www.top30.com.br/news /gameterapia-a-terapia-atraves-dos-videos-games/>)

Posso usar meu videogame para fazer terapia em casa?

Não. A gameterapia deve ser acompanhada por um especialista, capaz de propor e orientar os exercícios adequados ao quadro de cada paciente, complementando e otimizando o processo de reabilitação.   

BioTrain – Sistema de Treinamento Avançado

O BioTrain é um dispositivo que usa a estimulação elétrica neuromuscular (em conjunto com exercícios tradicionais) para aumentar a eficiência de treinamentos em reabilitação e condicionamento físico para fortalecimento muscular. Utiliza algoritmos de inteligência artificial e os módulos BioFeed e BioMov para controle do momento, intensidade e tipo do estímulo a ser aplicado, de acordo com o exercício que está sendo realizado e os tecidos que devem ser excitados. Na reabilitação, permite realizar sessões de biofeedback de forma divertida, fazendo com que o paciente fique mais atraído pela terapia.


O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) aprova o uso de games movidos a eletromiografia por biofeedback no processo de reabilitação. Porém um dos grandes obstáculos à implementação de jogos associados à EMG por biofeedback no processo de reabilitação é o alto custo do aparelho, que pode chegar a 28 mil reais.

Foto 2: Carlos Macedo / Agencia RBS. Paciente utilizando a Eletromiografia.(Disponível em: <http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2016/06/com-a-ajudadenovastecno logias-jogos-se-tornamaliados-no-tratamento-de-diversas-doencas5825358.html>)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

HARTMANN, Marcel. Com a ajuda de novas tecnologias, jogos se tornam aliados no tratamento de diversas doenças. Disponível em: <http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2016/06/com-a-ajuda-de-novas-tecnologias-jogos-se-tornam-aliados-no-tratamento-de-diversas-doencas-5825358.html>. Acesso em: 23/04/2017.

DIGITAL, Olhar. Gameterapia: o tratamento e a cura através dos games. Disponível em: <http://m.olhardigital.uol.com.br/games-e-consoles/video/gameterapia_o_tratamento_e_a_cura_atraves_dos_games/20886>. Acesso em: 23/04/2017.

SILVA, Grace. Gameterapia: a terapia através dos vídeos games. Disponível em: <http://www.top30.com.br/news/gameterapia-a-terapia-atraves-dos-videos-games/>. Acesso em: 23/04/2017.

GEBERT, Márcia TiemiMiksza Balieiro.  Gameterapia, o tratamento com utilização de games. Disponível em: <http://www.correiodolago.com.br/clientes/fisioterapias/game.html>. Acesso em: 23/04/2017.

SOARES, Monalise Dantas; SANTOS, Júlia Karoline Viana dos; COSTA, Fabrícia Azevedo da Costa; MELO, Luciana Protásio de. Wii reabilitação e fisioterapia neurológica: uma revisão sistemática. Disponível em: <http://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/2015/2301/origin al/982original.pdf>. Acesso em: 23/04/2017.

ROMANO, Rosangela; RAIA, Fábio; DIAS, Igor; BLASCOVI, Silvana Assis. Tecnologia de Games e Reabilitação Virtual: Adaptação do Software Labview para Captura de Dados do Wii Balance Board. Disponível em: <http://www.ipv.pt/millenium/Millenium45/10.pdf>. Acesso em: 23/04/2017.

22 comentários:

  1. Faço fisioterapia na unibh, amei o tema, muito criativo

    ResponderExcluir
  2. É bom saber que além de diversão, video games tem benefícios!

    ResponderExcluir
  3. Sou estudante de fisioterapia, adorei o tema. Informações essencias,muito criativo!

    ResponderExcluir
  4. Impressionante como a fisioterapia vem crescendo, parabéns pelo conteúdo!

    ResponderExcluir
  5. "Que bacana! A tecnologia de fato pode trazer inúmeros benefícios, como este, se bem utilizada! Parabéns aos responsáveis!"

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante a utilização destes novos recursos para ajudar os demais. Para pacientes jovens é um estímulo já conhecido o que os mantém em uma zona de conforto proporcionando uma rápida melhora e para os mais idosos é uma novidade creio que bem vinda!

    ResponderExcluir
  7. Também achei interessante o fato de ser um processo acompanhado por um profissional, assim garante que tudo seja feito da forma correta e o melhor, a tecnologia não substituirá o profissional.

    ResponderExcluir
  8. Gostei de ver, tecnologia sendo bem aproveitada!

    ResponderExcluir
  9. Sou estudante da Puc Minas e não conhecia o tema ,achei muito interessante,uma técnica muito válida para aguçar no paciente ainda mais motivações para melhora do quadro .

    ResponderExcluir
  10. Muito válido e inovador o tema .
    Muito bem explicado.
    A idéia do jogo funciona como um fator a mais de motivação.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Gostei do projeto mas espero que pesquisem formas de tornar essa ideia mais acessível (baixo custo) pra que assim possamos ter progresso nessa área de fato.Parabens aos envolvidos no projeto!

    ResponderExcluir
  12. Muito interessante conhecer uma perspectiva que muda a análise de um alvo famoso pelo estigma de vilão! Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Fazer esse trabalho me proporcionou conhecer mais uma área em que podemos explorar dessa profissão que escolhi e admiro tanto.

    ResponderExcluir
  14. O paciente colocado a treino, não poderia se sentir para baixo com a possibilidade de por causa de sua patologia perder no game não? Se sim tem algo a ser feito quanto a isso?

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Caro colega, obrigada pelo interesse em nosso post!
      Sua pergunta é bastante interessante. O objetivo da GAMETERAPIA é tornar a reabilitação mais interessante, aproveitando ao máximo as capacidades que o paciente tenha e estimulando o desenvolvimento e a reabilitação daquelas que estejam comprometidas. Para que o paciente não fique desestimulado com o jogo, é importante salientar que o fisioterapeuta escolherá uma técnica adequada, de acordo com o perfil e a capacidade do paciente, levando em consideração as suas limitações. Mas, caso a técnica escolhida pelo terapeuta não esteja estimulando o paciente, cabe ao profissional mudar a abordagem, buscando outras alternativas para o tratamento. Lembrando ainda que a GAMETERAPIA não se trata de uma disputa ou campeonato, mas sim uma maneira inovadora e divertida do paciente interagir na terapia, otimizando o processo de reabilitação.

      Excluir
  15. Excelente abordagem do tema,a tecnologia cada dia mais vem trazendo benefícios,o uso da tecnologia mostra como a evolução vem trabalhando ao nosso favor. Amei o material,Parabéns Alunos e Professora

    ResponderExcluir
  16. Sou aluna da UFTM de fisioterapia,amei o trabalho e o blog,excelentes temas abordados e ira contribuir bastante com o desenvolvimento academia. Parabéns

    ResponderExcluir
  17. Muito satisfatório ver como o profissional pode atuar diante da reabilitação com a gameterapia,nunca imaginei que poderia ocorre esse conjunto da tecnologia virtual com a fisioterapia. Ótimo trabalho

    ResponderExcluir
  18. Sou acadêmica de Fisioterapia, e já tive oportunidade de acompanhar um atendimento utilizando os videogames para auxiliar a conduta. Parabéns ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  19. Nossa.. Muito interessante, demonstra a importância da inovação de recursos e ferramentas para potencializar as intervenções da fisioterapia mas tb em outras áreas.

    ResponderExcluir
  20. Muito se pensa que as tecnologias,principalmente,os videogames é só mera distração no mundo atual.E esse tema é sensacional para quebrar paradigmas existentes em relação aos videogames,mostrando que eles podem e são utilizados para ajudar em reabilitação na área da saúde. Parabéns pelo projeto,a sociedade e a área da saúde precisa de mais investimento nestes projetos envolvendo tecnologia .

    ResponderExcluir
  21. Esplendida abordagem ao tema, um recurso novo e inovador que vem ganhando espaço na reabilitação,excelente recurso promissor, que traz melhorias para profissionais da área da saúde e para o paciente.

    ResponderExcluir

Deixe seu cometário aqui.