quarta-feira, 27 de abril de 2016

Utilização da Alta Frequência no Tratamento de Úlceras por Pressão

    Hoje, vamos falar sobre a utilização da alta frequência no tratamento de úlceras por pressão, mais popularmente conhecidas como escaras. Mas, antes, vamos entender o que são as úlceras por pressão e conhecer suas causas.

       O que são Úlceras por Pressão

As úlceras por pressão (UP) são áreas de lesões do corpo do indivíduo decorrentes de uma compressão exercida sobre o tecido que se encontra entre uma proeminência óssea e uma superfície de contato externa.


       Essas lesões, muitas das vezes, estão associadas a pacientes que possuem um considerável déficit de mobilidade e que enfrentam períodos de internação relativamente longos. 

             Diagnóstico

          O diagnóstico da UP é realizado através de uma escala visual analógica que classifica as úlceras em níveis de I à IV, de acordo com a intensidade dos danos observados nos tecidos envolvidos.



                Tratamento

        Atualmente há, além das medidas convencionais de higienização e curativos, tratamentos que recorrem à utilização de recursos terapêuticos físicos para promover e acelerar o processo de reparo tecidual. Destacamos neste post a adoção do gerador de alta frequência como conduta terapêutica escolhida para tratamento das úlceras por pressão. Trata-se da utilização de ondas eletromagnéticas de alta frequência que, ao serem aplicadas no paciente, irão atuar sobre o tecido lesionado fazendo com que mecanismos fisiológicos sejam ativados e/ou otimizados. A técnica de aplicação da alta frequência consiste no faiscamento que é a utilização de um eletrodo de vidro do tipo bico, contornando toda a área da úlcera e seu interior, mas sempre evitando o contato direto com o tecido lesionado para que não haja riscos de contaminação, como mostrado na imagem abaixo:


           Dentre os efeitos promovidos pela aplicação da alta frequência, observam-se, conforme esquema abaixo:


               A alta frequência possui alto potencial bactericida que auxilia no combate à bactéria/ infecção. Essa ação bactericida ocorre porque dentro dos eletrodos de vidro, utilizados nessa terapia, existem ar rarefeito ou gás (neon, xenon ou argon) que ao receberem a passagem das ondas eletromagnéticas propicia a formação do ozônio na superfície do eletrodo potencializando a resposta contra diferentes microorganismos.
          Para que essa intervenção terapêutica tenha sucesso, um cuidado deve ser tomado: deve-se evitar o contato entre o eletrodo e a superfície do tecido lesionado e sempre atentar-se para a desinfecção de todos os materiais utilizados no procedimento afim de que seja evitado todo e qualquer tipo de contaminação.
       O tempo no qual uma úlcera por pressão leva para apresentar melhorias está condicionado à metodologia de tratamento na qual o indivíduo é submetido. De acordo com um estudo, realizado por Korelo et all, em indivíduos com úlceras por pressão graus II e III mostrou que, com duas semanas de tratamento, houve melhora significativa com relação ao tamanho da área da úlcera e seu processo de cicatrização.
               Na imagem abaixo podemos observar a cicatrização de uma úlcera por pressão:


Fonte: Blog Enfermagem Agora


         Conclusão

       Assim sendo, a utilização do recurso de alta frequência no processo de cura de úlceras por pressão se mostra eficaz, também, no âmbito socioeconômico, pois reduz o tempo de tratamento do paciente, consequentemente, reduzindo os riscos de um possível agravamento do estado de saúde do indivíduo que possa decorrer dessa ferida, diminuindo os custos de internações ao mesmo tempo em que eleva a qualidade de vida do mesmo. Após todas essas evidências, podemos concluir que a aplicação da alta frequência implica um novo caminho de tratamento e cura para pacientes acometidos por úlceras por pressão, no entanto, mais estudos clínicos controlados são necessários para verificar a real efetividade deste recurso, já que há um baixo número de pesquisas sobre o estudo clínico da alta frequência.


Referências:
Martins A; Silva JT, Graciola L, Fréz AR, Rauro JA, Rauro JA, Marquetti MGK. Efeitos bactericida do gerador de alta frequência na cultura de Staphylococcus aureus.

Korelo RIG, Oliveira JJJ, Souza RSA, Hullesk RF, Fernandes LC . Gerador de alta frequência como recurso para tratamento de úlceras por pressão: estudo piloto

12 comentários:

  1. Muito boa esta matéria. Ja convivi com diversas acamadas que desenvolveram escaras. Este metodo de tratamento é um otimo recurso para estes pacientes.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante! Parabéns pelo blog! O assunto foi abordado de forma tão clara, que nós leigos, podemos entender perfeitamente!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante o tratamento de úlceras por pressão! O texto está muito bem escrito e as imagens bem esclarecedoras! Parabéns! - Luíza Duarte

    ResponderExcluir
  4. Precisamos de mais blogs como este, trazendo possibilidades de tratamentos para as diversas doenças que surgem com o passar dos anos. Ou até mesmo para mostrar novas alternativas para doenças reincidentes. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, tive a oportunidade de realizar um tratamento para escaras com uso do recurso da corrente hight volt . Acho importante o post para informação e curiosidades. Parabéns ao trabalgo postado e ao grupo!
    Lavínia Marques - fisioterapia 8P. Puc Minas.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o artigo, esclarecedor e informativo.

    ResponderExcluir
  7. Interessante, os pacientes sofrem muito com as escaras, devido demora na cicatrização, dor, infecção e incômodo. É uma evolução muito boa para os pacientes.

    ResponderExcluir
  8. Muito legal! Parece bastante eficiente o tratamento. Só tenho a impressão de que deve ser caro, uma vez que muitos pacientes não podem se locomover. Então imagino que levar a tecnologia até a casa da pessoa possa ficar um pouco complicado..

    ResponderExcluir
  9. Ótimas informações. Esse texto vai auxiliar muitas pessoas que sofrem com esse tipo de lesão. O tratamento parece ser eficaz e com o custo-beneficio muito grande. Gostei da iniciativa.

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante a utilização desse recurso físico no tratamento das ulceras por pressão. É importante que os profissionais tenham conhecimento dos efeitos da corrente, os procedimentos e os riscos, para que sua utilização seja bem sucedida e a recuperação do paciente ocorra da melhor maneira possível. Parabéns pela matéria!!

    ResponderExcluir
  11. Excelente trabalho, excelente post. Muito bem esclarecido, pois é de suma importância conhecer melhor sobre esse tratamento, que pode beneficiar muitas pessoas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Texto excelente e esclarecedor! Os recursos terapêuticos físicos realmente são importantíssimos na prática do fisioterapeuta. É sempre bom conhecer novas alternativas para tratamento. Lídia Soares

    ResponderExcluir

Deixe seu cometário aqui.