domingo, 3 de abril de 2016

A POTENTE AÇÃO DO FRIO NA DESTRUIÇÃO DE “GORDURINHAS” INDESEJADAS








Quer perder gordura 

localizada?

Conheça a Criolipólise:

   

     A gordura localizada é um acúmulo de tecido gorduroso em maior quantidade em um determinado lugar do que em outros, principalmente na barriga. Isso acaba formando os “pneuzinhos”, aparecendo até nas magrinhas, gerando desconforto e insatisfação com o próprio corpo, principalmente para as mulheres, que buscam por métodos para eliminar essas gorduras indesejadas.
      A criolipólise está no mercado brasileiro desde 2012. É, um método não agressivo, não invasivo e sem cortes, que usa do princípio do resfriamento tecidual controlado para auxiliar na eliminação das “gordurinhas” indesejadas.
      Quem nunca esqueceu uma latinha no congelador e quando foi pegar ela tinha estourado? É assim que acontece ao utilizar a criolipólise. Ao serem submetidas à baixa temperatura (-7° graus), as células de gordura aumentam de tamanho e se rompem, estouram. Em consequência, o corpo entende que elas não fazem mais parte do organismo e as metabolizam.
      É assim que está sendo chamada a Criolipólise: “nova lipoaspiração”. O tratamento vem fazendo muito sucesso na Fisioterapia Dermato Funcional devido aos seus resultados e ao baixo risco do procedimento.

Antes e depois do procedimento com a criolipólise
       Foto retirada da rede social da fisioterapeuta entrevistada.


Entrevistamos a Fisioterapeuta Dermato Funcional Caroline Silva sobre o procedimento:

Qual o custo do tratamento, quantas sessões são necessárias? Os resultados são positivos?

R: O tratamento gira em torno de R$ 500,00, sendo uma sessão com duração de 1 hora. O ideal é de uma a três sessões com intervalos de até 60 dias entre elas. Em apenas uma sessão, espera-se aproximadamente 25% a 30% da perda da gordura (claro que isso vai variar de pessoa a pessoa). De 4 a 6 semanas já se pode observar os primeiros resultados na região onde o procedimento foi aplicado, e, em 3 meses ,o resultado final.


  O tratamento é doloroso e precisa de anestesia?

R: Não é um tratamento doloroso e não é preciso anestesia, mas gera um desconforto pela sucção (aspiração) da gordura para dentro do vácuo. A região fica exposta por uma hora em baixa temperatura, sendo, então, o tecido congelado.

Momento da sucção.
Foto retirada da rede social da fisioterapeuta entrevistada.

Quais as regiões do corpo podem ser realizadas o tratamento com a criolipólise?

   R: Pode-se usar em qualquer parte do corpo, onde o aparelho consegue “pegar” uma quantidade significativa de gordura localizada, e também é capaz de eliminar gordura até nos locais mais difíceis de queimar com exercícios físicos e com outros métodos. O aparelho da criolipólise é adaptável para cada área do corpo que for aplicar como, por exemplo, na barriga, é usado um ponteiro grande, nos “pneuzinhos”, um ponteiro menor.

Regiões onde podem ser aplicadas a criolipólise

Pode fazer em outras regiões na mesma sessão?

R: Sim, claro que pode, sem oferecer risco nenhum, muitos clientes chegam a fazer até em três lugares diferentes no mesmo dia.

Existe um cuidado especifico depois da sessão de tratamento com a criolipólise?

R: Depois da sessão recomendo para meus clientes fazerem uma pós-criolipólise, o quero dizer com isso, é fazer uma drenagem linfática no local para acelerar o processo de eliminação dessas gorduras. Vale ressaltar também, que sempre oriento a terem uma boa alimentação e fazer bastante exercício físico. Mas não tem cuidados específicos como em cirurgias, pode voltar à rotina normalmente, no mesmo dia.

Quais as contra-indicações?

R: Não é indicada para pessoas com sobrepeso ou obesidade, região abdominal quando há suspeita de gravidez ou grávidas, pessoas com hipersensibilidade ao frio e cirurgias feitas recentemente, essas são as principais contra-indicações.

A pele submetida á tanto tempo em baixas temperaturas não sofre queimaduras?

R: Não, é colocada uma manta com gel por cima da pele protegendo-a contra as ações do frio. A gordura, por ser mais sensível a baixas temperaturas, é mais afetada. Pele, músculos e nervos não sofrem alterações.


Referências:

PAIVA, Priscila de Oliveira; MEJIA, Dayana Priscila Maia. Criolipólise no tratamento da gordura localizada. Disponível em: <http://docplayer.com.br/10735265-Criolipolise-no-tratamento-da-gordura-localizada.html>. Acesso em: 18 mar. 2016.

SILVA, Tatiani Rosa Bega da; MERCADO, Naiara Fernanda. CRIOLIPÓLISE E SUA EFICÁCIA NO TRATAMENTO DA GORDURA LOCALIZADA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2015. Disponível em: <http://www.visaouniversitaria.com.br/ojs/index. php/home/article/view/58/52>. Acesso em: 18 mar. 2016.



32 comentários:

  1. Boa Tarde! Gostei de como o tema foi abordado e apresentado, bastante esclarecedor. Gostaria de saber em relação ao risco de flacidez de pele no local da aplicação após o tratamento. Existe essa possibilidade como nas lipoaspirações convencionais?

    Obrigada.

    Michelle Araújo do Nascimento - Graduanda em fisioterapia 8 período - PUC Minas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Michele! A causa da flacidez está relacionada a alguns fatores, como por exemplo, idade, fatores genéticos, exposição ao sol, perda de colágeno e elastina. Antes do tratamento com criolipólise ser realizado, o paciente deverá ser avaliado minuciosamente a fim de determinar se, apesar de haver indicação da terapia, há algum fator que contraindique o tratamento ou mereça cautela durante e após a aplicação. Um destes fatores é o grau de flacidez prévio da pele. Em uma pele normal, o risco de flacidez com a criolipólise é pequeno.
      Obrigada pela pergunta.

      Excluir
  2. Parabéns pela postagem, o assunto abordado é muito interessante e útil, esses recursos com novas tecnologias vieram para melhorar nossas vidas e é sempre bom saber das novidades.

    ResponderExcluir
  3. Interssante esse procedimento para eliminar gorduras, gostei, e esse post me parece ser bem explicativo.

    ResponderExcluir
  4. Estudo recente mas de grande valia, parece realmente trazer grandes resultados!

    ResponderExcluir
  5. Uau, adorei! Já quero fazer esse procedimento.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de parabenizar pelo blog, realmente muito interessante a técnica e impressiona que seja tão eficiente e poucas pessoas conheçam. Tenho uma dúvida, esse tipo de procedimento, por causa da sucção, não pode causar estrias e outros problemas na pele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A estria é uma atrofia da pele, adquirida devido ao rompimento das fibras elásticas presentes na segunda camada da pele, chamada derme. A criolipólise, apesar de fazer a sucção da pele, tem como alvo principal os adipócitos, ou seja, as células de gordura, portanto a pele não sofre alteração nesse procedimento, sendo assim o risco de estria é pequeno.

      Excluir
  7. Nossa, muito bacana. Interessante q todo o processo é "natural", sem anestesia ou algum relaxante.

    ResponderExcluir
  8. Nossa !! até que enfim achei o que procurava para tirar minhas dúvidas. Muito bem explicado o assunto, ilustrativo e muito objetivo... tenho um sério desconforto em dar "tchauzinhos", já tentei outras coisas mas não obtive resultados agradáveis. Parece que com a Criolipólise vou conseguir o que quero. Muito obrigado mesmo.

    ResponderExcluir
  9. O rompimento dos adipócitos causados pela criolipólise pode ser comparado com a retirada dos mesmos (como em uma lipoaspiração por um exemplo) ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, apesar de a criolipólise ser chamada de ´´nova lipoaspiração´´, essa comparação acontece porque os efeitos são semelhantes. Em uma lipoaspiração (procedimento invasivo) a retirada dos adipócitos ocorre de forma invasiva, por sucção. Na criolipólise, os adipócitos são eliminados naturalmente pelo ação do sistema imunológico (macrófagos). Obrigada pela pergunta.

      Excluir
  10. Muito bacana o texto. Explica bem o que é e como é o procedimento. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  11. O blog é muito interessante e o artigo muito esclarecedor!

    ResponderExcluir
  12. Muuito bom ..parabéns, me ajudou muito. Nguem merece essas gordurinhas.

    ResponderExcluir
  13. Esclareceu todas as minhas dúvidas, excelente texto.

    ResponderExcluir
  14. Agradecemos pelos elogios e pelas visitas ao blog, sintam-se à vontade para esclarecer suas dúvidas sobre os Recursos Terapêuticos Físicos.

    ResponderExcluir
  15. Nossa que post bacana e interessante, não conhecia essa técnica, vou procurar clínicas que fazem isso!
    Parabéns

    ResponderExcluir
  16. Muito interessante a assimilação da técnica com uma situação comum no cotidiano. Sensacional,espero que esta técnica tenha grande aplicabilidade e acessibilidade. Parabéns, excelente texto!

    ResponderExcluir
  17. Excelente...muito interessante e informativo...

    ResponderExcluir
  18. O uso da criolipolise tem quais efeitos quando associada à atividade fisica e como acontece o procedimento? abraços muito bom texto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A criolipólise é um procedimento indicado para auxiliar no tratamento de gordura localizada, ou seja, seu efeito está concentrado na região onde o tratamento foi realizado. A atividade física, quando realizada com intensidade adequada, pode ajudar no processo de emagrecimento do corpo como um todo, não retirando gordura só de uma região. Sendo assim, a associação de uma atividade física a criolipólise pode, sim, trazer mais benefícios a quem deseja não só reduzir a gordura localizada, mas também emagrecer. Além disso, é importante manter também uma boa alimentação.
      Obrigado pela pergunta!

      Excluir
  19. Nossa que interessante. Muito bom pra tirar as dúvidas antes de usar o procedimento.

    ResponderExcluir
  20. Esse tratamento possui efeitos colaterais ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São raros os efeitos colaterais da criolipólise. Porém, em alguns casos pode ocorrer dor, eritema (vermelhidão da pele), hematoma e dormência na região tratada. Em estudos feitos com a criolipólise, não foram observados efeitos colaterais mais graves como dor crônica, bolhas, coceiras, hiperpigmentação (pele anormalmente escura), ulceras ou queimaduras. Obrigado pela pergunta!

      Excluir
  21. Gostei muito desse blog,bastante interessante o assunto abordado.Confesso que nunca tinha ouvido falar na Criolipólise e gostei muito desse procedimento e o post foi capaz de passar para o leitor, como funciona e como é feito. Parabéns !!

    ResponderExcluir

Deixe seu cometário aqui.