domingo, 27 de março de 2016

Conheça a Terapia por Ondas de Choque





A onda de choque é um pulso sônico ou uma energia cinética. Sua força de transmissão depende das propriedades físicas do tecido aplicado (líquido ou sólido).” Sociedade Brasileira de Terapia por Ondas de Choque – SBTOC

No dia 3 de dezembro de 2015, o COFFITO publicou o Acordão nº 65, permite o uso de ondas de choque como recurso terapêutico por fisioterapeutas. O mesmo foi elaborado pelo Conselho Federal, por meio do Grupo de Trabalho sobre Ondas de Choque.                                                                                                                          

    ACÓRDÃO Nº 65, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2015: 

 “Os Conselheiros do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, reunidos na 258ª Reunião Plenária Ordinária, no uso de suas atribuições e disposições regulamentares, conferidas pela Lei nº 6.316, de 17 de dezembro de 1975, e pela Resolução-COFFITO nº 413/2012, ACORDAM em aprovar, por unanimidade, a utilização pelo Fisioterapeuta da Terapia por Ondas de Choque como recurso terapêutico, nos termos do parecer técnico que passará a fazer parte integrante do presente Acórdão.”  DOU nº 231 de 03dez15 - Acórdão Nº 65 - Ondas de Choque


Realizamos uma entrevista sobre terapia por ondas de choque com o fisioterapeuta Sérgio Teixeira Noronha, que também é professor na PUC Minas, para melhor esclarecer sobre o conteúdo: 

O que é terapia por ondas de choque?
É uma forma de tratamento que é capaz de gerar uma reação no corpo, fisiologicamente, mais ´´agressiva´´ do que a induzida por outros recursos físicos, para induzir “um novo processo inflamatório naquela região”, ou seja, lesar (de forma controlada) o tecido na tentativa de reiniciar o processo de reparo tecidual.

Qual indicação para esse tipo de terapia?
Dentre as vária indicações, ressalto o uso para o tratamento das tendinopatias, que tem um viés das tendinoses, que são os processos mais degenerativos. A onda de choque vai agredir o tecido de forma que ele vai ´´agudizar´´ a tendinopatia, ou seja, você gera um processo inflamatório. É um método não invasivo que irá tratar a patologia de modo semelhante ao que aconteceria em um processo cirúrgico.

Qual o tempo estimado para o tratamento?
Depende da disfunção que está sendo tratada. No geral, as ondas de choque são indicadas por três a quatro sessões .

Quais efeitos colaterais desse tratamento?
O paciente sente dor durante o tratamento e após fazê-lo pode passar alguns dias com um desconforto naquela região


REFERÊNCIAS: 
<http://www.sbtoc.org.br/medicos/html/tratamento_por_ondas_de_choque.html> acesso em: 07mar16.
<http://www.revitallebrasil.com.br/gerenciador/wp-content/uploads/2011/06/Chapter-02.pdf> acesso em:08mar16.
<http://www.scielo.br/pdf/rbort/v50n1/pt_0102-3616-rbort-50-01-00003.pdf> acesso em: 08mar16.<http://www.coffito.org.br/site/index.php/8-slideshow-principal/961-coffito-publica-acordao-sobre-terapia-por-ondas-de-choque.html> acesso em: 15mar16.

23 comentários:

  1. Boa noite,
    Gostaria de saber se este recurso pode ser adotado para recuperação de ligamentos, e se sim, qual o prazo de recuperação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela pergunta! A maioria dos estudos com bom nível de evidência sobre a aplicabilidade terapêutica da terapia por ondas de choque diz respeito ao seu uso nas lesões tendíneas e problemas de não consolidação de fraturas. Não encontramos, na literatura que revisamos, trabalhos que sustentem essa indicação.

      Excluir
  2. Nossa, que bacana esse assunto! Bastante exclarecedora essa postagem.

    ResponderExcluir
  3. Vale a pena ler, principalmente se não conhecer sobre a técnica!

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante a pesquisa desse grupo, principalmente por ser um assunto novo para fisioterapeutas. Vocês estão de parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Não imaginava que a indução de um processo inflamatório poderia ser benéfico. Muito interessante! Esse equipamento é muito caro? Qual o valor de mercado desse equipamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O preço do aparelho varia de 80 a 150 mil reais.
      Obrigada pela pergunta!

      Excluir
  6. Parabéns! Achei o texto muito interessante, gostei dessa novidade!

    ResponderExcluir
  7. Muito bacana! Não conhecia o método e consegui entender todo o processo através desse trabalho!! Parabéns ao grupo de alunos do curso de fisioterapia da PUC.

    ResponderExcluir
  8. Muito esclarecedor. Não conhecia a técnica é foi muito bom saber mais sobre o assunto. Parabéns aos alunos da PUP pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o trabalho! Achei o conteudo super interessante e bastante esclarecedor.O Grupo e a professora estão de parabéns!!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns ao grupo,como visto a tecnologia na fisioterapia a fim de otimizar o tratamento das diversas patologias

    ResponderExcluir
  11. Muito bacana. Eu não imaginava que esse recurso é tão importante.
    Parabéns aos alunos pela elaboração do texto,ficou fácil de compreender.

    ResponderExcluir
  12. Parabens. Materia muito interessante. Patricia

    ResponderExcluir
  13. Não sabia sobre essas ondas de choque,interessante esse tipo de aparelho e como age no nosso corpo.Parabéns , passaram boas informações.

    ResponderExcluir
  14. PARABENS, ACHEI MUITO INTERESSANTE A MATERIA. SUCESSO A TODOS.

    ResponderExcluir
  15. Adorei a pesquisa desse grupo. De ótima qualidade e com uma linguagem muito coerente!

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito do trabalho. O grupo está de parabéns, um assunto novo com uma linguagem mais simples e muito coerente!

    ResponderExcluir
  17. Agradecemos pelos elogios e pelas visitas ao blog, sintam-se à vontade para esclarecer suas dúvidas sobre os Recursos Terapêuticos Físicos.

    ResponderExcluir
  18. Muito bom!Parabéns ao grupo ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  19. Muito bom o trabalho , parabéns !!!

    ResponderExcluir

Deixe seu cometário aqui.