segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Ultrassom Reduz Gordura Localizada?


   
O conceito de saúde envolve o bem estar físico, psíquico e social, desconsiderando que o termo saúde é ausência de doença
A alteração estética gera distúrbios emocionais e variação do esquema corporal refletindo na sua autoestima. 
A síndrome da desarmonia corporal (SDC) são disfunções da estética corporal e inclui a presença da adiposidade localizada, aumento da gordura corporal total, presença de fibroedema geloide (FEG) e flacidez muscular.
A gordura localizada será o tema abordado nesta matéria, portanto técnicas não cirúrgicas e minimamente invasivas estão crescendo a fim de reproduzir a eficácia da lipoaspiração. Tratamentos como ultrassom (US) não focado, luz infravermelha, radiofrequência e mesoterapia ganharam popularidade por serem métodos seguros e eficazes no efeito cosmético na melhora do contorno corporal. Porém, os resultados que são obtidos na maioria das vezes, são modestos e a redução da circunferência é temporária, por isso apelida-se como “efeito cinderela”, você perde a gordura localizada durante a sessão e dias depois volta tudo ao normal.
Na medicina o aparelho US pode ser utilizado com técnica para diagnóstico, ou como uma modalidade terapêutica. A energia transmitida pelo ultrassom pode emitir sob duas formas, sendo elas: focada e não focada. A forma focada é utilizada para eliminação de gordura, concentra a energia em profundidade precisa do tecido subcutâneo para promover lipólise, ou seja, quebra de gordura no tecido. Esse sistema utiliza a energia mecânica, para destruir as células de gordura sem lesar estruturas vizinhas, pois existem diferentes susceptibilidades ao estresse mecânico induzido pelo ultrassom.
Por sua vez, tecidos ricos em colágeno absorvem maior energia ultrassônica, e pode levar a um aumento da temperatura do tecido, isso dependerá da intensidade, frequência, tempo, técnica de aplicação e qualidade do material. 

         Mas, será que realmente o ultrassom reduz gordura localizada?

        Estudos experimentais revelam que o ultrassom focado é eficaz para o remodelamento corporal, utilizando parâmetros de aplicação corretamente. É importante ressaltar a intervenção direta de outras terapêuticas, como reeducação alimentar e atividade física regular para obter melhores resultados.



         Referências Bibliográficas: 
  • Disponível em < http://revistadonna.clicrbs.com.br/noticia/tecnica-batizada-de-efeito-cinderela-promete-reducao-rapida-de-medidas/>
  • Artigo: SILVAA ,V; MEYER,F; SANTOS,R; RONZIO. Efectos del ultrasonido de alta potencia en la adiposidad localizada. Rev.elsevier doyma; 0211-5638, jun.2014.
  • Artigo: MAUTARI,A; SHONO,M; MÔNACO,P; PRADO,G; OSÓRIO,N. Experiência no uso do ultrassom focado no tratamento da gordura localizada em 120 pacientes. Surgical & Cosmetic Dermatology, vol. 2, núm. 4, octubre-diciembre, 2010, pp. 323-325 Sociedade Brasileira de Dermatologia.
  •  Artigo: MACHADO,G; VIEIRA, R;OLIVEIRA,N; LOPES,C. Análise dos efeitos do ultrassom terapêutico e da eletrolipoforese nas alterações decorrentes do fibroedema geloide. Fisioter. Mov., Curitiba, v. 24, n. 3, p. 471-479, jul./set. 2011.
  • Imagem 1: Disponível em: <https://www.google.com.br/search?q=ultrassom+focado&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAcQ_AUoAWoVChMIn5fV26HXyAIVipCQCh2yqQ5v&biw=1366&bih=667#tbm=isch&q=corpo+com+gordurinhas+localizadas&imgrc=ID5KRO4moGYlOM%3A
  • Imagem 2: Disponível em: <https://www.google.com.br/oVChMIn5fV26HXyAIVipCQCh2yqQ5v&biw=1366&bih=667#tbm=isch&q=ultrassom+n%C3%A3o+focado+sendo+aplicado+na+barriga&imgrc=rOJuj5B1kBXDDM%3

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu cometário aqui.