segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Compressas fria e quente

"Olá caros leitores, neste post vamos abordar um recurso terapêutico físico muito utilizado em nossas casas, porém usado de maneira incorreta na maioria das vezes: A termoterapia.
A Termoterapia é um recurso que utiliza de energia térmica (aquecimento ou resfriamento/crioterapia) para reabilitação. Os fatores que influenciam no resultado eficaz dessa modalidade de tratamento  são:

·Diferença de temperatura entre o corpo e o meio ambiente
·Características e propriedades térmicas do tecido (se é isolante ou condutor)
·Fatores fisiológicos (por exemplo: fluxo sanguíneo ou metabolismo local)
·Recurso terapêutico  (dimensões da área tratada –aquecida/resfriada;  profundidade de absorção/perda de energia; duração do aquecimento/resfriamento, método de aplicação, dentre outros)
Existem vários agentes de aquecimento e resfriamento, porém neste vídeo mostramos os mais utilizados no cotidiano: Bolsas térmicas (fria e quente)  e massagem com gelo; com os métodos de aplicação corretos para se obter resultados mais eficazes e assim evitar efeitos nocivos aos tecidos.
OBS: As temperaturas ideais para utilização das Bolsas quentes são: 45° a 55° (sendo que a água em que ela estará imersa deverá estar em uma temperatura entre 65° a 75°), já a Bolsa Fria utiliza-se numa temperatura entre 15° a 18° (porém ainda não se tem relatos na Literatura quanto à padronização desses valores), porém ela não pode estar congelada, pois ela precisa estar maleável para uma melhor aderência na superfície que será tratada.
Como alguns efeitos terapêuticos, podemos citar: Analgesia, relaxamento muscular e aumento do metabolismo (Bolsas/Compressas quentes, por ex.);  e controle de edema e dor no pós operatório e traumas músculo esqueléticos,principalmente agudos (Compressas de gelo e massagem com gelo).
Assistam a seguir ao vídeo e confiram como alguns detalhes fazem a diferença!" 





0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu cometário aqui.