quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Semelhanças e Diferenças entre o Micro-Ondas Terapêutico e Micro-Ondas Doméstico.

  Desde os anos 50, quando o primeiro aparelho de micro-ondas foi criado, a partir de uma tecnologia de radar que utilizava radiação eletromagnética, essa fonte de energia vem sendo aproveitada de outras maneiras. Nesse texto buscaremos distinguir as maneiras de funcionamento de um aparelho terapêutico de micro-ondas e de um aparelho doméstico,que utiliza a mesma fonte energia. 
  O eletrodoméstico emissor de micro-ondas atua, de modo geral, de maneira semelhante ao aparelho terapêutico.
Apresenta um magnetron em sua composição (dispositivo que transforma energia elétrica em eletromagnética), libera a radiação em uma área determinada, tendo o princípio de ação de aquecer as moléculas do seu alvo (o alimento) através de vibrações moleculares e convecção térmica.
  Na fisioterapia também são utilizados alguns equipamentos eletrônicos emissores de energia eletromagnética, porém com finalidade terapêutica. Esse tipo de equipamento de diatermia por micro-ondas tem como principal objetivo promover efeitos característicos através de ondas de calor, dentre os quais devemos ressaltar: analgesia, anti-inflamatórios, antiespasmódicos. O aparelho emite radiação não ionizante de alta frequência, sendo esta de 2,45 GHz.
  A forma de emissão deste equipamento ocorre por um aplicador, que direciona para área lesionada a ser tratada, ondas de radiação eletromagnética. Segundo protocolos terapêuticos, devem ser aplicadas a uma distância de 2,5 a 50 cm durante um tempo que pode variar de 5 a 10 minutos, conforme a finalidade terapêutica proposta pelo fisioterapeuta.
  Em geral, o fisioterapeuta que opera este equipamento está diariamente exposto às radiações que são emitidas por esses equipamentos, devido ao fato de que o mesmo não apresenta um cuidado protetor durante a aplicação deste recurso.Uma medida preventiva que pode ser destacada é afastar-se do aplicador após o início da terapia a uma distância segura de permanência de um metro até o término da terapia, visto que a intensidade deste campo gerado diminui conforme a aumenta-se a distância da fonte geradora.
  A radiação emitida tende a provocar efeitos fisiológicos, com ênfase a vasodilatação que, consequentemente, pode desencadear uma baixa da pressão sanguínea, se o calor é gerado em alguns pontos do nosso corpo, podendo trazer alguns efeitos indesejados.
  No que diz respeito às semelhanças entre os dois equipamentos, ambos aquecem o seu alvo de ação a partir da vibração das moléculas, que ficam excitadas, e pela indução térmica uma vai transmitindo esse movimento para outras. Ambos também possuem um poder de alcance relativamente profundo, podendo introduzir suas alterações no alvo de maneira bem convincente.
  Dos fatores que diferem esses tipos de equipamento, pode-se destacar a utilização de uma gaiola de Faraday no aparelho doméstico, que impossibilita as ondas eletromagnéticas de se espalharem pelo recinto através de uma barreira eletrostática. Nos aparelhos terapêuticos não existe esse tipo de recurso e, dessa maneira, a radiação pode danificar aparelhos em certo raio de distância e causar alterações fisiológicas nas pessoas, dependendo da intensidade da aplicação (em mulheres grávidas, por exemplo). O alvo de ação também é algo a se destacar, uma vez que o aparelho terapêutico é utilizado para promover alterações em tecidos corporais, enquanto o eletrodoméstico é usado para aquecer alimentos.
  Ao final, podemos concluir que os dois aparelhos agem de forma predominantemente semelhante, com algumas ressalvas. Na literatura encontramos evidências de benefícios com a aplicação da diatermia por micro-ondas. Assim esperamos ter ajudado a destrinchar possíveis dúvidas sobre o assunto, lembrando sempre que cada aparelho deve ser manejado em sua área de atuação, com muito cuidado, pois esses equipamentos buscam amplificar o alcance do ser humano na manipulação dos fatores de sua vivência.


Referências Bibliográficas:

ARTIGO: “CHNGES IN MUSCLE TEMPERATURE INDUCED BY 434 MHz MICROWAVE HYPERTHEMIA”, Norikolchinoseki-Sekine, HisashiNaito, Norio Saga, Yujiogura, Minoru Shiraishi, Arrigo Giombini, Valentina Giovannini, and Shizuo Katamoto. (Br J Sports Med. 2007 Jul; 41(7): 425–429)
ARTIGO: “TERMOTERAPIA PROFUNDA COMO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA OSTEOARTITE”, Assunção, Maria Laura Aquino Calado de; Ramos, Ana Angélica Tsingos; Lima, Bianca Alves de.(Rev.ciênc. méd., (Campinas); 19(1/6)jan.-dez. 2010. Ilus)
ARTIGO: “PREVALÊNCIA DE FADIGA REFERIDA POR FISIOTERAPEUTAS QUE OPERAM EQUIPAMENTOS DE DIATERMIA POR MICRO-ONDAS”, Anguerra, Maria das Graças; Gianini, Reinaldo José. (Revista Brasil Epidemiologia; jul-set 2014; 577-587)
http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/microondas.asp#conclusoes (acesso em 27/09/2015)
http://pt.slideshare.net/fuadhazime/diatermia-por-ondas-curtas-e-microondas (acesso em 27/09/2015)
http://www.infoescola.com/curiosidades/forno-de-micro-ondas/ (acesso em 27/09/2015)
http://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-596657 (acesso em 27/09/2015)
http://www.scielo.br/pdf/rbepid/v17n3/pt_1415-790X-rbepid-17-03-00577.pdf (acesso em 27/09/2015)
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2465372/?tool=pubmed (acesso em 27/09/2015)
http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/cienciasmedicas/article/view/831/811 (acesso em 27/09/2015)
Imagem 1: http://www.smecc.org/ (acesso em 29/09/2015).
Imagem 2: http://www.zoom.com.br/microondas/microondas-philco-pme25-25-l-convencional-127v-ou-220v (acesso em 29/09/2015).
Imagem 3: http://portuguese.alibaba.com/product-gs/kj-6200-modular-type-microwave-therapeutic-apparatus-desk-top--400938987.html (acesso em 29/09/2015).
Imagem 4: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABsSoAK/recursos-fisioterapeuticos?part=3 (acesso em 29/09/2015).

2 comentários:

  1. Muito interessante o artigo, parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos pelo elogio e por sua visita ao blog, sinta-se á vontade para esclarecer suas dúvidas sobre os Recursos Terapêuticos Físicos.

      Excluir

Deixe seu cometário aqui.