quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Atuação de Recursos Fisioterápicos no Tratamento da Osteoartrose de Joelho

A osteoartrose também conhecida como osteoartrite ou processo degenerativo articular é o resultado do processo de degeneração cartilaginosa, geralmente por causa do envelhecimento ou de traumatismo. A cartilagem articular é um tipo de tecido que reveste dois ossos justapostos (unidos) com a função de diminuir o atrito desses ossos durante a realização do movimento.


 
Sinais e sintomas da osteoartrose:


  •            O comprometimento da cartilagem resulta em dor, rigidez e sensação de edema nas juntas (articulações);

  •             Dificuldade em realizar movimentos na articulação afetada, o que é um fator determinante da incapacidade física do indivíduo;

  •            Deformidade da articulação;

Fisioterapia na Osteoartrose:

A fisioterapia atua no tratamento da doença de forma com que o paciente sinta um bem estar geral, atuando na diminuição da dor e edema e no impacto da articulação.
A utilização de técnicas como a terapia manual, cinesioterapia apresentam bons resultados para o melhoramento dos sinais e sintomas na maioria dos casos.
 

Terapia manual
A mais utilizada é a osteopatia através de técnicas de manipulação e mobilização da articulação do joelho, buscando aumentar a amplitude de movimento, gerar analgesia e relaxamento muscular.

Cinesioterapia
Utilizada para correção da biomecânica do indivíduo com exercícios de fortalecimento muscular e técnicas de alongamento.

Recursos Físicos
O uso de recursos como tens, bolsas de gelo ou de calor, são algumas das opções de tratamento para diminuir a dor e controlar a inflamação. 


Atualmente, pesquisadores da PUC Minas investigam dois tipos de radiação que podem aliviar a dor e até ajudar a regeneração da cartilagem.
Um levantamento feito com 150 pacientes, mostra que houve uma diminuição da dor em 80% dos pacientes tratados com laser de baixa potência e em 100% dos pacientes submetidos à terapia com ondas curtas. Se a eficácia for comprovada, restará aos pesquisadores descobrir o melhor método – laser ou ondas curtas – e a duração dos benefícios. Até agora, o tratamento também tem como pontos positivos não causar desconforto durante a aplicação nem efeitos colaterais como os medicamentos.