quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Ultrassom e celulite: verdade ou mito?


O fibro edema gelóide (FEG), ou melhor, a celulite é um problema estético caracterizado pela presença de pequenas depressões na pele, geralmente presente nas coxas, abdômen e nádegas.  Atualmente a influência da moda faz com que, principalmente as mulheres, busquem um corpo perfeito.

O ultrassom associado a fonoforese (capacidade do ultrassom em promover a penetração de agentes farmacológicos ou substâncias químicas através da pele) apresenta grande eficácia, pois promove significativas alterações fisiológicas nos tecidos acometidos pelo FEG.
O ultrassom é uma modalidade de penetração profunda capaz de produzir alterações nos tecidos, por mecanismos térmicos e não-térmicos, e pode ser usado de dois modos: contínuo e pulsado.  O modo contínuo se caracteriza por ondas contínuas, sem modulação, com efeitos térmicos. Já o modo pulsado apresenta características como ondas pulsadas, modulação em amplitude com frequências de 16 Hz a 100 Hz, efeitos térmicos minimizados e alteração da pressão e, sendo assim, uma ação analgésica, anti-inflamatória e anti-edematosa.


O ultrassom possui também duas frequências, de 1 MHz e 3 HMz. O tratamento com ultrassom de 3 MHz é indicado para tecidos superficiais, enquanto que o tratamento com ultrassom de 1 MHz é indicado para tecidos mais profundos. Como as patologias estéticas atingem tecidos superficiais como a pele, não é necessário uma penetração muito grande das ondas mecânicas, sendo assim a indicação para o tratamento dessas patologias são:
  • O ultrassom de 3 MHz.
  • O ultrassom em emissão contínua (exceto se existir alguma circunstância que contra indique calor).
  • Recomenda-se iniciar o tratamento com doses baixas e aumentar a intensidade progressivamente.
  • Sobre o tempo de cada sessão, há divergências entre autores. Guirro & Guirro (2002), estabelece o tempo de 2 minutos para áreas próximas de 10 cm2 . Parienti , cita que a sessão de ultrassom não deve exceder 10 minutos, e que a zona de atuação é de 10 x 15 cm. Longo (2001), não aconselha uma aplicação de 20 minutos contínuos na mesma sessão pois podem ocorre vertigens, tonturas, estresse, além outros efeitos colaterais.


Os resultados aparecem de acordo com a resposta de cada corpo, mas, em geral, são feitas de 4 a 10 sessões de ultrassonografia, dependendo do caso do paciente. O ultrassom para eliminar celulite pode ser encontrado nas clínicas de dermatologia e os preços variam de acordo com o aparelho, atingindo a faixa de R$80,00 a R$1.000,00 reais por sessão e, de acordo com diversos estudos, é uma forma eficaz para amenizar e/ou diminuir o quadro da FEG nas regiões das coxas, abdômen e nádegas.



Para mais informações acesse o vídeo explicativo:

19 comentários:

  1. Ana Flávia Diniz Sousa - 4° período1 de novembro de 2013 às 14:27

    Muito bacana as informações, como por exemplo o outro nome dado a celulite, eu pelo menos não sabia, achei interessante saber.

    ResponderExcluir
  2. Ficou muito bom!
    Dúvida: Como que a fonoforese através do ultrassom pode ser eficaz na tratamento da celulite?

    ResponderExcluir
  3. O ultra som terapêutico usado nas clínicas de fisioterapia para auxiliar no reparo de tecidos ricos em colágeno também tem a função de eliminação de celulite? Posso usar o mesmo aparelho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim...desde que ele seja um aparelho de 1 e 3 mega-hertz.

      Excluir
  4. Muito interessante, mas gostaria de saber como o ultrassom atua fisiologicamente para minimizar a celulite, quais profissionais podem realizar o procedimento e quais os motivos de o preço variar tanto.

    ResponderExcluir
  5. O ultrassom como foi dito na publicação, pode ser utilizado com um recurso para diminuição de celulites, mas acho que infelizmente muitas clínicas utilizam este meio e alguns outros como uma forma milagrosa para a estética!!

    ResponderExcluir
  6. É necessário se indagar e buscar evidências sobre os aparelhos usados nas clínicas de Dermato Funcional, nesse caso o ultrassom, será mesmo que desaparecem com as famosas "celulites" ?
    Keila 4° período

    ResponderExcluir
  7. O ultrassom tem sido muito explorado na área da estética, por se tratar de um método não-invasivo, indolor, sem efeitos colaterais e que não implica um certo tempo de recuperação.
    Gostaria de saber quais são os efeitos fisiológicos promovidos pelo ultrassom que justificam o seu uso no tratamento de celulites.
    Phillipe Marques, 4° período de Fisioterapia (PUC Minas).

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante a abordagem do tema, uma vez que o uso do ultrassom em tratamentos estéticos está cada vez mais popular, e muitas vezes sem os critérios de aplicação para que se tenha algum resultado.

    Michelle Araújo do Nascimento ( 4º período -Fisio Puc )

    ResponderExcluir
  9. Izabela Santos Azevedo3 de novembro de 2013 às 15:11

    A abordagem desse tema é muito interessante, pois sempre deixa um ponto de interrogação em relação ao funcionamento da técnica se funciona ou não .
    Izabela Azevedo - 4° Período

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o post as informações são muito estimulantes.

    ResponderExcluir
  11. Eduarda Bueno Dornellas5 de novembro de 2013 às 18:05

    Muito interessante este trabalho. Parabéns

    EDUARDA BUENO DORNELLAS - 4º PERIODO

    ResponderExcluir
  12. A celulite pode ser classificada em diferentes graus segundo sua gravidade. Gostaria de saber se esse tratamento com ultrassom e indicado para os diferentes graus de celulite ou algum especifico? Porque?

    ResponderExcluir
  13. Uma vantagem interessante apresentada por esse recurso é que o processo não implica tempo de recuperação, podendo o paciente retornar as suas atividades diárias após cada sessão. Além de ser um método não invasivo, indolor e sem efeitos colaterais.

    Laryssa Galo - 4° período, Fisioterapia

    ResponderExcluir
  14. O ultrassom é a forma mais eficaz para redução de celulite ?
    Larissa Izabel Jamar, 4° Período , Fisioterapia

    ResponderExcluir
  15. Muito interessante uma vez que o ultrassom vem sendo muito utilizado no mercado principalmente com objetivo de se obter resultados estéticos, quais os efeitos fisiológicos causados pelo ultrassom com as modulações permitidas ao fisioterapeuta que justificariam a redução da celulite?
    Luísa Nassif Silva/ 4° período- fisioterapia

    ResponderExcluir
  16. Super interessante! Não sabia que ultrassom era usa pra combater celulite.
    Danielle Cássia 4°período ,fisioterapia

    ResponderExcluir
  17. Bastante construtivo as informações. E aparentemente bastante eficaz.
    Tenho uma dúvida: São realizados de 4 a 10 sessões para eliminar a celulite. Se nessas sessões os resultados esperados não forem alcançados? É indicado mais sessões?

    Isabella Campolina, 4° Período , Fisioterapia

    ResponderExcluir
  18. O ultrassom ajuda a eliminar a celulite como havia dito, mas acho que não faz milagre. A redução/eliminação vem com um conjunto incluindo atividade física,boa alimentação, e recursos como o ultrassom ai se e possível um bom resultado mas esperar que só o ultrassom sozinho traga resultados fantásticos e ilusão. Muito bom Post, parabéns!
    Gabriel Kendy-4°periodo

    ResponderExcluir

Deixe seu cometário aqui.