terça-feira, 22 de outubro de 2013

Eletroterapia em cicatrização de feridas em animais.

A fisioterapia tem se mostrado uma ótima maneira de prevenir, tratar e reabilitar lesões não só em humanos, mas também em animais.

Entre os recursos físicos usados estão o calor, frio, água, luz (infra-vermelho, laser), corrente elétrica e exercícios terapêuticos (mobilização, fortalecimento muscular, alongamentos). A principal corrente utilizada nesses animais é o TENS que tem como objetivo a analgesia. No entanto, os resultados variam de acordo com o organismo de cada animal e o tipo de lesão, desde que, sejam aplicados de forma adequada por profissionais capacitados.

Outro recurso utilizado é o laser, muito importante para a cicatrização de feridas e modulação da dor. Também no animal, é capaz de promover o aumento da proliferação celular, acelerar os processos de cicatrização como a redução de edema e a formação de novos vasos sanguíneos (angiogênese), além de auxiliar na recuperação de lesões nervosas e estimular o sistema imune em feridas infectantes.

 É importante lembrar que, apesar de a aplicação de técnicas fisioterapêuticas em animais existir há muito tempo e demonstrar resultados relevantes, a profissão não é regularizada e nenhuma profissão capacita, por si só, à essa prática.

Um comentário:

  1. Este post foi de grande importância e pois direciona a atuação da fisioterapia no tratamento também para animais, o que inova cada dia mais a função e amplia o leque de atuações dos mesmos,sem contar o quanto é gratificante auxiliar na cura de todo e qualquer ser vivo! amei!!!
    Miriam de Sousa Soares Callegário,4º período, fisioterapia

    ResponderExcluir

Deixe seu cometário aqui.