quinta-feira, 21 de março de 2013

Você sabe comprar um aparelho para eletroterapia???


O mercado atualmente tem oferecido uma gama de oferta de geradores de corrente elétrica, com diversas opções de marcas e designers. Mas, você fisioterapeuta, esta se capacitando para peneirar essa variabilidade de equipamentos? E de quem é a responsabilidade em escolher um aparelho que será levado para o seu consultório?
Muitos profissionais da área estão saindo da graduação sem compactar esse conhecimento, acarretando em uma situação em que quem decide qual aparelho comprar e quais os parâmetros utilizar são os vendedores e as grandes marcas com suas “receitas de bolo”.
É papel do fisioterapeuta ter o conhecimento sobre os tipos de correntes existentes na literatura e identifica-las em cada aparelho, definir suas aplicações e os parâmetros necessários para alcançar um determinado objetivo. Para isso, é de extrema importância, nós futuros fisioterapeutas, adotarmos um comportamento ético, onde sejam respeitadas as funções e os limites de ambos profissionais, cada um com sua área de conhecimento: os fisioterapeutas sendo responsáveis pelo conhecimento técnico científico adquirido ao longo de sua formação e os vendedores pelas informações técnicas de cada aparelho.

8 comentários:

  1. Muito bom perceber que temas como esse estão sendo discutidos pela comunidade acadêmica, afinal, é atraves de jovens determinados e conscientes da responsabilidade enquanto profissionais de saude, que tornarão profissões como a fisioterapia mais reconhecida e valorizada.

    ResponderExcluir
  2. Muito importante os fisioterapeutas terem consciência disto, pois como fala no post, as grandes marcas estão comandando o que deve ter em nossas clinicas!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante esta colocação! É fundamental que os profissionais saibam comprar os aparelhos.

    ResponderExcluir
  4. Realmente é isso que acontece hoje em dia,vendedores usando de seus argumentos para "enganar" pessoas e principalmente fisioterapeutas desenformados sobre utilização dos aparelhos, prometendo um falso tratamento, por isso a importância de concluir o curso com um amplo conhecimento em RTF para não sermos enganados.Bom post!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabens, é de suma importancia todos os fisioterapeutas terem esses conhecimentos e aposto que muitos concerteza nao sabem disso.

    ResponderExcluir
  6. Realmente é muito importante sabermos utilizar corretamente os aparelhos de eletroterapia na reabilitação. E não comprarmos um aparelho sem ter ao certo da sua utilização e usá-lo somente com instruções do manual que acompanha os aparelhos. Eletroterapia na reabilitação é coisa séria.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o texto, abordando um assunto de grande importância e que não é muito falado. Excelente.

    ResponderExcluir
  8. Muito legal o texto, não sabia dessa ramificação da fisioterapia.

    ResponderExcluir

Deixe seu cometário aqui.