domingo, 31 de março de 2013

Iontoforese: você sabe o que é???


A iontoforese é o uso da corrente direta (e suas modulações) para facilitar a entrada de fármacos nos tecidos. O principio básico desta técnica está na repulsão de cargas semelhantes entre os íons de uma solução e a carga de um eletrodo. Para eficácia desta técnica, o fármaco deve ser manipulado em concentrações adequadas e em meios aquosos e a droga colocada no eletrodo com a mesma polaridade.
A iontoforese tem algumas vantagens sobre a ingestão oral de medicamentos: 1- o medicamento não passa pelo fígado, o que reduz a decomposição metabólica do fármaco; 2- a droga pode ficar localizada ao invés de ser absorvida no trato gastrointestinal, ou seja, possui liberação local e não sistêmica.  Tais fatos contribuem para que os efeitos colaterais sejam minimizados.
Os medicamentos mais utilizados nesta prática são os anestésicos, os analgésicos e os antiinflamatórios. Com a iontoforese eles podem penetrar 6 a 20 mm abaixo da pele e podem chegar onde se encontram estruturas tendinosas e cartilaginosas. Por esse motivo, a iontoforese é indicada para tratamento de patologias localizadas como artrite, bursite, tendinite, síndrome dolorosa miofacial, entre outros.
É importante salientar que as medicações requerem prescrição médica. Sendo assim, este é um trabalho feito em conjunto pelo fisioterapeuta, o médico e um farmacêutico/bioquímico.

3 comentários:

  1. Muito interessante o efeito da eletroestimulação facilitando á administração de fármacos nos tecidos, sendo um método eficaz e minimizando os efeitos colaterais de algumas drogas.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se posso aplicar um fármaco através da Iontoforese em feridas abertas? Se sim, quais os seus principais resultados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é possível aplicar um fármaco através da iontoforese em feridas. Há relatos na literatura que a iontoforese é útil na administração de vários fármacos para tratar infecções e facilitar a cicatrização da ferida. É importante frisar, entretanto, que essa ferida deve ser avaliada por um profissional, que dirá qual a melhor maneira para utilizar a técnica, afinal o efeito da corrente elétrica para fins terapêuticos são parâmetros dependentes.

      Excluir

Deixe seu cometário aqui.