domingo, 3 de março de 2013

O que são "recursos terapêuticos físicos"?

Os recursos terapêuticos físicos (RTF) são equipamentos que são usados para fornecer energia aos tecidos vivos para auxiliar na reabilitação. Os equipamentos são classificados de acordo com a energia que produzem, sendo comumente descritos como agentes térmicos (aquecimento e resfriamento), agentes mecânicos, agentes elétricos e agentes eletromagnéticos. Os termos "eletroterapia", "modalidades físicas" e "agentes físicos" são também frequentemente utilizados como sinônimos para "recursos terapêuticos físicos".
Os RTF são aplicáveis nas diferentes áreas de atuação da fisioterapia, com maior destaque no tratamento das disfunções ortopédicas e dermatofuncionais. Seus benefícios terapêuticos são, na sua maioria, bem fundamentados na literatura. Apesar disso, são comuns comentários a respeito da ineficácia dos agentes físicos. Estaria isso relacionado à utilização dos RTF em discordância às diretrizes recomendadas? Será que os equipamentos disponíveis no nosso mercado estão de acordo com as especificações técnicas necessárias para que a energia seja adequada e suficientemente transmitidas aos tecidos?

Um comentário:

  1. Diante desse contexto, onde muitos comentários são feitos de maneira errada por falta de conhecimento e interesse pelos RTF's. Nós, fisioterapeutas e os futuros fisioterapeutas devemos refletir se estamos caminhando na direção correta, se estamos fazendo da melhor forma aquilo que escolhemos fazer quando decidimos ser fisioterapeutas ou se estamos sendo levados por essa onda da turma que prefere não se colocar e apenas falar que não funciona e nos tornar apenas técnicos que apertam botões sem conhecimento aceitando a possibilidade de perder tempo e não obter sucesso no tratamento.
    Portanto, vamos aproveitar esse espaço para buscar conhecimento e trocar experiências para nos tornar profissionais conscientes e questionadores.

    ResponderExcluir

Deixe seu cometário aqui.