quarta-feira, 6 de março de 2013

Será que a eletroterapia é um tratamento utilizado apenas por fisioterapeutas?

Não! Embora, a eletroterapia seja um recurso terapêutico muito utilizado pelos fisioterapeutas, não é exclusivo para eles. Outros profissionais podem utiliza-los também, como por exemplo, o médico.Um exemplo é a utilização de desfibriladores implantáveis no tratamento de arritmias cardíacas. Há uma gama de equipamentos eletroterápicos no mercado, com finalidades, frequências, correntes, modo de manuseio entre outras especificidades diferentes, que depende do objetivo do tratamento. Cabe ao profissional saber qual aparelho eletrofísico presente no mercado, beneficiará melhor o seu paciente.
E voltamos ao post de domingo: Será que os equipamentos disponíveis no nosso mercado estão de acordo com as especificações técnicas necessárias para que a energia seja adequada e suficientemente transmitidas aos tecidos? “Cenas dos próximos capítulos...”

2 comentários:

  1. Não sabia disso.... interessante

    ResponderExcluir
  2. Fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e médicos utilizam agentes físicos para auxiliar tanto no diagnóstico como no tratamento de seus pacientes. Porém, existem diretrizes, leis de licenciamento, requisitos educacionais específicos e restrições em relação à utilização dos recursos terapêuticos físicos para cada uma destas classes. É importante atuar dentro da ética. Além disso, o conhecimento técnico e científico específico sobre cada um dos RTF é fundamental para que o profissional possa utilizar os RTF de maneira segura e eficaz.

    ResponderExcluir

Deixe seu cometário aqui.