segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Ultrassom e mecanotransdução: um novo olhar para o tratamento das tendinopatias


O ultrassom, com fins terapêuticos, é um aparelho de ondas mecânicas produzidas por vibrações acústicas de alta frequência (85KHz a 3MHz), indicado para tratamento das disfunções das estruturas do sistema músculo esquelético, principalmente aquelas ricas em colágeno, como por exemplo, o osso e os tendões. Por esse motivo, esse recurso terapêutico físico é comumente usado para tratamento de tendinopatias.
Essas vibrações tem a capacidade de criar efeitos terapêuticos atérmicos (efeitos mecânicos) e térmicos (efeitos mecânicos + térmicos) nos tecidos. Os efeitos mecânicos do ultrassom terapêutico estão associados principalmente ao processo de mecanotransdução. 
A tendinopatia é o nome que se dá para as lesões que afetam tendões, podendo ser de causa infamatória (tendinites) ou degenerativa (tendinoses). Ocorre processo em que o colágeno dos tendões se lesionam ao passar de um tempo, como resposta a um excesso de uso crônico ou resultado do envelhecimento do tecido. Quando esse excesso de uso é mantido sem que o tendão tenha tempo para repousar e cicatrizar, ocorre a tendinose. Mesmo movimentos de pequena amplitude, como clicar o mouse do computador, podem causar tendinose, desde que executados de modo repetitivo.
Além de vários fatores externos que podem causar uma lesão degenerativa, temos um fator interno que são as alterações por envelhecimento do tecido, que se torna menos consistente ao longo da vida ficando mais suscetível a lesões . As alterações patológicas observadas incluem de afilamento a microrrupturas de fascículos musculares, deposição de tecido de granulação, calcificação, favorecendo a progressão de lesões degenerativas e rupturas tendíneas.
Devido as vibrações mecânicas geradas pelo ultrassom, quando o feixe ultrassônico percorre as células do tendão, principalmente fibroblastos, ocorre o que chamamos de mecanotransdução, que é um processo pelo qual as células convertem os estímulos mecânicos em uma reposta bioquímica para que ocorram os efeitos fisiológicos no organismo humano, especificamente em células especializadas em sensações mecânicas (mecanorresceptores). Ou seja, o efeito da mecanotransdução modifica a parede da membrana celular por um estímulo mecânico, influenciando no crescimento e na morfologia dos tecidos do corpo.
Sobre os efeitos fisiológicos promovidos pela mecanotransdução na tendinopatia , podem ser citados: melhora do metabolismo celular, indução de remodelagem da matriz celular, síntese de colágeno (proliferação celular), síntese de proteínas e efeito de cavitação (formação de micro bolhas gasosas). Esses efeitos são essenciais no tratamento das tendinopatias.
Nas tendinoses o efeito do ultrassom é promove a cicatrização tecidual, impedindo sua evolução e promovendo o remodelagem das fibras da matriz celular.


Referências Bibliográficas:
Manual do equipamento de ultrassom usado na clínica da PUC minas , dísponivel em:
http://www.ibramed.com.br/public/img/uploads/page/1454065853 Sonopulse%20II%20%202015.pdf; Acesso em 24/11/2016.

Blog “Atlas de citologia e histologia “, dísponivel em:
http://atlaschg.blogspot.com.br/2013/02/tecido-conjuntivo.html; Acesso em 24/11/2016.

REBELO, Ana Cristina Silva & BAUMGARTH Henrique; “Tensegridade e mecanotransdução”, dísponivel em: http://www.henriquecursos.com/site/academico/tensegridade.pdf; Acesso em 25/11/2016.
 MAGALHÃES, Harrison Silvano Melo de; O efeito do ultrassom terapêutico no tratamento da tendinite do músculo supra-espinhoso”; Dísponivel em:  http://portalbiocursos.com.br/ohs/data/docs/33/180_-_O_efeito_do_ultrassom_terapYutico_no_tratamento_da_tendinite_do_mYsculo_supra-espinhoso.pdf; Acesso em 25/11/2016.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu cometário aqui.