sábado, 25 de outubro de 2014

Estimulação Elétrica Transcutânea para alívio da dor durante o trabalho de parto

A dor do parto é uma resposta fisiológica do organismo perante as contrações uterinas. Existem várias alternativas para reduzir a dor do parto entre elas os fármacos (medicamentos) anestésicos, a Estimulação Elétrica Transcutânea (EET) entre outras. A EET é muito usada para tratar dor crônica, substituindo ou auxiliando os analgésicos.

Em algumas mulheres, a dor do parto é bastante intensa, sofrida, e até mesmo desgastante, o que as fazem tentar driblar esta dor optando pela analgesia e cesárea, que diminuem o sofrimento. 

Como funciona: A técnica consiste na aplicação de eletrodos cutâneos superficiais que emitem uma corrente elétrica com forma de onda bifásica, simétrica ou assimétrica, com o objetivo de excitar as fibras nervosas e assim dando uma analgesia.


Uma das correntes usadas para esse fim é a corrente de Eletroestimulação Nervosa Transcutânea (TENS) que é um recurso não invasivo, não farmacológico, de fácil aplicação e baixo custo, usado para o alívio da dor (teoria das comportas).

O uso de TENS deve ser contra-indicado em mulheres cuja idade gestacional não exceda 37 semanas de gestação, região cardíaca de mulheres com marca-passos e partos na água. Não aplicar sobre o abdome materno, a qualquer momento durante a gravidez ou no parto, evitando a estimulação perto do coração fetal.  Assim, os eletrodos são colocados nas coxas, glúteos, região sacral e lombar.

Porém a aplicaçao da corrente TENS somente pode ser feita por um fisioterapeuta, sendo então, obrigatória a presença deste profissional na sala de parto, fato que não é comum em grande parte das maternidades.

Portanto, precisamos fazer com que as mulheres em trabalho de parto saibam deste outro método não invasivo para o alívio de dor. Elas precisam solicitar a presença de um profissional fisioterapeuta na equipe das maternidades.







2 comentários:

  1. Legal saber sobre esse recurso... Como acontece a redução da dor?

    ResponderExcluir
  2. interessante o uso de recursos não farmacológicos, uma vez que medicamentos podem causar efeitos adversos

    ResponderExcluir

Deixe seu cometário aqui.