domingo, 1 de junho de 2014

LASER DE BAIXA POTÊNCIA PARA TRATAMENTO DE ALOPECIA


A perda de cabelos, ou alopecia, é uma consequência de alterações no folículo piloso. Se as alterações forem transitórias, ocorre um novo crescimento. Se as alterações provocam destruição da matriz capilar, resultam na formação de feridas, ou atrofia, produzindo a alopecia permanente. Toda a alteração que afete o couro cabeludo e os cabelos da pessoa, e altere a sua aparência física, pode ter um impacto importante sobre a sua autoestima e a sua personalidade.

As causas para a queda dos cabelos são os vários tipos diferentes de estresse como, por exemplo:

·         Febre;
·         Parto prolongado ou difícil;
·         Operações cirúrgicas;
·         Hemorragias;
·         Dietas radicais sem acompanhamento médico;
·         Estresse emocional;
·         Interrupção de pílula anticoncepcional após ter sido tomada por muito tempo;
·         Medicamentos;
·         Alterações hormonais;
·         Doença venérea;
·         Doenças Metabólicas;
·         Doenças Infecciosas;
·         Doenças Inflamatórias;
·         Neoplasias (Câncer);
·         Doenças Hereditárias.           


         Diagnosticada a causa, faz-se o tratamento adequado, que pode ser por medicamentos e produtos aplicados no couro cabeludo, medicação via oral e o LASER capilar.

O LASER CAPILAR           

O LASER de Baixa Potência é usado nesse tratamento e tem como princípio a Fotobioterapia que consiste na luz do laser que é absorvida pelas células e estimula o metabolismo celular e a síntese de proteína. O laser estimula os folículos do couro cabeludo, aumentando a produção de energia e revertendo o quadro.É utilizado o LASER de diodo no espectro de luz vermelha visível que emite por volta de 670nm. O baixo nível de lazer de luz vermelha tem uma taxa de absorção muito baixa em tecido humano tornando-o seguro para utilização no tratamento de perda de cabelo.Há no mercado uma escova a laser de baixa potência usada pelas maiores clínicas de cabelo do mundo. O HairMax Laser Comb foi aprovado como dispositivo médico em janeiro de 2007, mas não há estudos conclusivos sobre sua eficácia. 


Estudiosos revelam que a alopecia androgenética (AGA) é a forma mais comum de perda de cabelo em homens, afectando quase 50 % da população do sexo masculino e refere-se a perda de cabelo em indivíduos geneticamente suscetíveis aos efeitos causados pelos andrógenos, taiscomo o hormônio testosterona e seu derivado dihidrotestosterona ( DHT).  

Métodos usados no tratamento de AGA como minoxidil tópico e finasterida e transplante capilar não são eficazes para todos os pacientes com AGA, devido à limitação de adesão ao tratamento, no caso da terapia medicamentosa (minoxidil e finasterida), e aos altos custos e limitação da oferta de doadores, no caso dos transplantes capilares. Sendo assim, a terapia a Laser emergiu como uma nova e eficaz terapia para os casos de alopecia.


5 comentários:

  1. Muito interessante sobre este assunto sobre quedas de cabelo. É cada recurso que existe em nossa área que sinceramente eu vejo que posso trabalhar em várias áreas e ter o retorno garantido dos meus pacientes futuros. Danielle Aparecida - 4º período - PUC Minas

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao grupo, realmente se os estudos aprofundarem nesse sentido teremos um grande avanço! Para os homens, assim como eu, sentiríamos mais seguros em relação a quedas de cabelos! Jeferson Gonçalves- Fisioterapia 4 Período.

    ResponderExcluir
  3. Mais uma patologia que pode ser tratada com o Laser. Evoluindo cada vez mais, para alcançar o bem estar do paciente. Larissa Oliveira - 4° período - PUC Minas

    ResponderExcluir
  4. Muito importante saber que a fisioterapia que escolhe com minha profissão atinge tantas áreas diferentes e importantes para a população e que eles mesmos desconhecem em sus maioria

    ResponderExcluir
  5. Gostei da postagem pois já acompanhei de perto esse quadro quando a minha mãe apresentou queda de cabelo e realmente é um impacto muito grande na vida do indivíduo que passa por isso. O tratamento que ela fez foi autamente eficáz, porém fico feliz em saber que existem novas intervençoes, como o LASER de baixa potência, para as pessoas que sofrem com esse problema.
    Marina Tecia Mercedes - 4º preríodo - PUC Minas

    ResponderExcluir

Deixe seu cometário aqui.