segunda-feira, 26 de maio de 2014

Ciência X Mercado


A Fisioterapia Dermato-Funcional ou Fisioterapia Dermatológica é uma área de atuação profissional do fisioterapeuta e uma das áreas em expansão, sendo assim a formação de profissionais especializados deve ser com base científica em todas as aplicações e ações terapêuticas. Isso se torna imprescindível para que se tenha um tratamento seguro e eficaz de patologias como flacidez, obesidade, fibroedema gelóide (celulite), estrias, linfedema, cicatrizes hipertróficas e queloides, lipodistrofia localizada e ainda no pré e pós-operatório de cirurgia plástica e reparadora, como no caso das queimaduras.
Apesar de estudos apresentarem boa efetividade na aplicação de agentes físicos muitas vezes a ciência não consegue acompanhar a rapidez com que se constroem novos aparelhos, novas tecnologias onde existe uma diversidade de  correntes e cada uma  possui suas particularidades próprias quanto às indicações e contraindicações sendo assim devemos ter cautela na escolha  do local e  de um profissional que  seja extremamente ético e saiba o seu limite de conhecimento e atuação, pois nem tudo que é novo significa ser o melhor e que deva ser usado sem critérios. ) Não é recomendado o uso de aparelhos, ou técnicas que não são comprovadas cientificamente, pois isso pode levar a um problema ou riscos a nossos pacientes/clientes.
Fique atento com compras de pacotes e produtos em sites de compras coletivas pois oferecem facilidade da compra é preços inferiores ao preço real utilizando de marketing bastante atrativo com imagens de homens e mulheres esteticamente perfeitos que já é proibido pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito).

O Coffito vem realizando incansáveis estudos com base em evidências científicas para regulamentar a aplicação dos diversos recursos, resguardando assim, a saúde dos usuários”

5 comentários:

  1. Sabemos que a área da estética está cada vez mais presente em nossas vidas devido a vaidade, e preocupação com a aparecia, e é importante saber a que profissional devemos procurar. Muito bom..
    Ingrat Padilha 4ª Período.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela postagem blog. Muito boa, pois a postagem serve como informativos para pessoas que desconhecem do assunto. ( Marina Munaier, 4° Período)

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante este post que os meninos fizeram. Esclareceu algumas das dúvidas que eu tinha. Danielle Aparecida - 4º período - PUC Minas

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana ressaltar a importância de compra dos aparelhos de recursos físicos e o cuidado que se deve tomar com os mesmos! Muito interessante e parabéns ao grupo! Jeferson Gonçalves - 4 período fisio.

    ResponderExcluir
  5. A postagem foi muito interessante principalmente por abordar esse problema das propagandas enganosas que promentem resultados milagrosos para as pessoas. Realmente se deve ter cautela com essas ofertas principalemente na área da dermatofuncional. Esse alerta é válido para todas as pessoas e a análise crítica dessas ofertas é extremamente fundamental antes de fechar qualquer pacote.
    Marina Tecia Mercedes 4º Perído - PUC Minas

    ResponderExcluir

Deixe seu cometário aqui.