sábado, 26 de abril de 2014

Edema: Crioterapia X Eletroterapia

O edema é considerado uma resposta normal á lesão que está associada à fase inflamatória. Quanto mais precocemente o edema é tratado melhor a progressão de cura da lesão. Portanto, é muito importante utilizar das técnicas clínicas disponíveis para o seu tratamento, ou seja, a Crioterapia e a Eletroterapia, bem como, entender sobre a utilização de cada uma delas nesta terapêutica.

          
A crioterapia apresenta um papel relevante no controle do edema, devido ao seu potencial de vasoconstrição (redução do fluxo sanguíneo arteriolar com conseqüente redução da permeabilidade celular) e redução da taxa metabólica, porém a crioterapia é contra-indicada nos casos de:
        Alergia ao frio que dependendo da área pode gerar um choque anafilático;
        Crioglobulinemia (em indivíduos com Lúpus, leucemia, artrite reumatóide );
        Aterosclerose (não pode aplicar em certas regiões, como em MMII, pois um vaso aterosclerótico é rígido e não gera resposta fisiológica);
        Vasoespasmo  e sobre áreas de feridas abertas;

Efeitos Fisiológicos da Crioterapia:
        Redução do espasmo muscular;
        Permite mobilização precoce;
        Redução de edema;
        Redução da dor.

 A Eletroterapia por sua vez, neste caso, representada pela Corrente High Volt atua na redução da permeabilidade microvascular às proteínas do plasma, reduzindo a formação do edema ao repelir a absorção das mesmas através da polaridade negativa da corrente. Porém a utilização da corrente High Volt é contra-indicada nos casos de:
        Estimuladores neuromusculares não devem ser usados em pacientes portadores de marca-passo cardíaco de demanda;
        Não deve ser usado para o alívio da dor local sintomática sem etiologia conhecida, a menos que uma síndrome de dor seja diagnosticada.
        Outras contra-indicações incluem pacientes com suspeita de doenças infecciosas e/ou doença em que é aconselhado pelo médico suprimir calor ou febres.

Efeitos fisiológicos da Eletroterapia:
·         Tem efeito sobre todos os tecidos vivos;
   Tem ação sobre os nervos sensitivos (causa sensação de dor)
        Tem ação sobre os nervos motores, causa uma comoção (choque).
A Eletroterapia atua de diversas formas auxiliando no tratamento fisioterapêutico. Conhecer seus meios, efeitos, indicações e contra-indicações são de vital importância para os estudantes e profissionais fisioterapeutas.


7 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho, só gostaria de fazer uma observação.
    É que na aula de RTF aprendemos que a Crioterapia não reduz edema e sim evita o seu aparecimento se for usada em ate 48 horas apos a possível lesão, no caso do edema ja existente não acontece a redução.
    Isabela Lisboa , 4º período.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Isabela. Agradecemos pelo comentário. E para maiores esclarecimentos, gostaríamos de enfatizar que a matéria postada (conforme pode ser verificado no primeiro parágrafo referente a crioterapia), enfatiza que o uso da crioterapia atua no controle do edema. Ou seja, lê-se como controle, estagnação da evolução do mesmo. Esperamos ter esclarecido a sua dúvida, nos colocando à disposição para demais esclarecimentos.

      Atenciosamente.

      Excluir
    2. Prezada Isabela.

      Complementando o esclarecimento quanto ao uso da crioterapia na redução de edema, e considerando esta afirmação no tópico referente à efeitos fisiológicos.Pode-se entender esta redução, como redução da formação de edema, e não do edema já implantado. Isto, considerando as informações transmitidas na aula da Drª Angélica Araújo. Porém, devemos enfatizar que de acordo com uma das referências utilizadas para construção da matéria em questão (C. Demoulin; M. Brouwers ;S.Darot,; P. Gillet; J.-M. Crielaard; M. Vanderthommen. Comparison of gaseous cryotherapy with more traditional forms of cryotherapy following total knee arthroplasty. Annals of Physical and Rehabilitation Medicine n 55. (2012) p. 229–240. Acessado em: 08 abr. 2014) , a redução de edema, aparece como postada.

      Mais uma vez agradecemos pela observação, esclarecedora para todos os leitores.

      Estamos à disposição.

      Atenciosamente.

      Excluir
  2. Tenho uma paciente com edema e não posso utilizar crioterapia, não sabia que eletroterapia reduzia edema, sempre utilizei apenas como analgesia e para contração muscular. Irei utilizar com ela. Achei ótima matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Agatha.

      Que bom que a matéria contribuiu no tratamento com o seu paciente.
      Agradecemos pelo comentário.

      Excluir
  3. Gostaria de parabenizar pelo trabalho que foi apresentado de forma bem clara e objetiva. Para mim que não sou da área da saúde foi de grande valia pois não sabia que existia essa duas técnicas que podem ajudar a eliminar ou minimizar o surgimento e efeitos do edema.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela matéria, foi bem clara e objetiva. Gostaria de ressaltar a importância do blog para pessoas que não conhecem sobre o assunto (não só este em especifico mais todos os outros já postados), fica sendo uma forma de obter conhecimentos.

    ResponderExcluir

Deixe seu cometário aqui.