domingo, 16 de março de 2014

RTF em: Fisioterapia Animal


   Analisando o conceito da palavra Fisioterapia (FISIO – agente físico e TERAPIA- tratamento), compreendemos que esta é uma ciência que tem por competência tratar e analisar alterações patológicas usando de recursos físicos, com o objetivo de preservar ou restaurar a função de um tecido ou orgão. (Atividade de saúde, regulamentada pelo Decreto-Lei 938/69, Lei 6.316/75, Resoluções do COFFITO, Decreto 9.640/84, Lei 8.856/94 e Portarias do Ministério da Saúde).
Desde então a Fisioterapia vem ampliando seus campos, tendo resultados até mesmo com os animais. É isso ai, até a galerinha da Veterinária tem sido beneficiada com os recursos terapêuticos físicos.
   Pensando nisso, por que não sugerir que os animais que possuem articulações , movimento e disfunções de movimento, e que recebem o tratamento semelhante o proposto para os seres humanos, fossem tratados pelo Fisioterapeuta  que é possuidor do conhecimento técnico especifico dos métodos e recursos de tratamento de eletroterapia? Ampliando o seu campo de atuação na aplicação dos mesmos, em animais? Essa prática é limitada por uma questão de falta de conhecimento do próprio Fisoterapeuta nas áreas de Anatomia, Biomecânica, Fisiologia, Patologia Clinica e Cirúrgica  dos animais, que são considerados conhecimentos privados de avaliação do Médico Veterinário, atendimento previsto no conselho de ética de Medicina Veterinária (LEI No 5.517, DE 23 DE OUTUBRO DE 1968).
POR QUE NÃO INCLUIR OS ANIMAIS EM NOSSO CONSELHO ÉTICO?

POR QUE NÃO HÁ INTERAÇÃO ENTRE OS PROFISSIONAIS? 


    Nós Fisioterapeutas e futuros Fisioterapeutas devemos buscar nosso espaço nesse campo promissor, com a intenção de somar aos demais profissionais já atuantes nessa área, afinal, os Recursos Terapeuticos Físicos proporcionam muitos benefícios aos animais, como o tratamento da dor, o fortalecimento muscular, o reparo tecidual, entre outros. Podendo afirmar também que a utilização dos recursos em animais foram adaptados de técnicas fisioterápicas em humanos.
De qualquer forma, nosso objetivo é mostrar que, com o trabalho em equipe haverá um crescimento para os profissionais de ambas as áreas, pela troca de multiplos conhecimentos, que envolvem cada competência, sendo os maiores beneficiados os animais que serão tratados. 

Um comentário:

  1. Seria incrível a possível parceria de Médicos Veterinários e Fisioterapeutas. Sou a favor desta integração profissional. Larissa Oliveira - Aluna do 4° período de Fisioterapia da PUC-Minas.

    ResponderExcluir

Deixe seu cometário aqui.