sábado, 29 de março de 2014

RTF em: Cicatrização de feridas


O laser de baixa potência, entre todos os recursos físicos existentes, é o mais eficaz no que se refere ao estimulo à cicatrização. Os efeitos fisiológicos dependem da intensidade e freqüência dos pulsos além do tempo de emissão sobre uma determinada área. São eles:

·         Incremento a produção de ATP: Onde a radiação laser eleva os níveis de produção de ATP, o que aumenta a divisão celular.
·         Estimulo a microcirculação: Com o estimulo a microcirculação ocorre o aumento do aporte de elementos nutricionais, o que favorece a multiplicação celular.
·         Formação de novos vasos: A radiação laser promove a formação de novos vasos a partir dos já existentes.

Esses efeitos da radiação laser sobre os tecidos dependem da absorção de sua energia e de transformação desta em determinados processos biológicos. Eles são justificados pela teoria do efeito fotobiológico, que afirma que o contraste luminoso promove os efeitos citados acima, ou seja, quanto maior o contraste luminoso maior serão os efeitos. Também se pode perceber que, quanto maior for à potência de emissão (energia no decorrer do tempo), maior será o contraste luminoso, e conseqüentemente, os resultados são melhores. Por isso, a aplicação deve ser feita em ambiente com pouca iluminação.
            Essa teoria também alega que quanto maior a potência de emissão, mais breves serão os resultados terapêuticos.

Ferida antes do tratamento e depois do tratamento com laser

Corrente Pulsada de Alta Voltagem- Higth Volt

            A corrente Pulsada de Alta Voltagem, apresenta tensão alta acima de 100V, e corrente de pico também alta (2.000 a 2.500 mA). É uma corrente pulsada, conforma de onda monofásica e duração de pulso muito pequena que pode variar de 5 a 20µs.
            Os mecanismos que levam a cicatrização de feridas tratadas com essa corrente, estão relacionados com mudanças eletroquímicas no local da ferida, que geram aumento do ph, calor localizado e recrutamento de fatores antimicrobianos do próprio organismo. Outro fator que também está relacionado com a cicatrização é o aumento da microcirculação da região promovidos pela corrente pulsada de alta voltagem.
            Para um tratamento eficaz, indica-se que a primeira aplicação seja com eletrodo ativo negativo (bactericida) em cima da ferida e no decorrer do tratamento recomenda a alternância das polaridades.
A) disposição dos eletrodos para o tratamento (1 – eletrodo dispersivo e 2 – eletrodo ativo com a polaridade negativa), B) avaliação inicial, C) reavaliação após 15 sessões e D) reavaliação após 21 sessões.





6 comentários:

  1. Muito interessante saber que a fisioterapia tem opções seguras e eficazes para auxiliar no tratamento das lesões da pele.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a postagem,não sabia que existia esses recursos para tratamento de feridas.

    ResponderExcluir
  3. Pessoal adorei a postagem. Muito informativa e rica em conhecimentos. Estão de parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Este estudo serve de apoio e estímulo nao apenas para o tratamento de lesões e feridas, mas também para futuras pesquisas correlacionadas ao uso do laser em suas mais variadas funções , sendo leiga sobre o assunto não posso expressar - me com convicção a respeito do mesmo , mas creio que esta pesquisa é de imensa importância para todos, haja vista que estimula a cicatrização e logo a qualidade no tratamento. Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
  5. Éh Incrível como esse método é super eficiente. E como a Fisioterapia pode ajudar em tantas coisas.. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Éh Incrível como esse método é super eficiente. E como a Fisioterapia pode ajudar em tantas coisas.. Parabéns.

      Ingrat 4º periodo

      Excluir

Deixe seu cometário aqui.