quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Como o TENS interfere no tratamento da Fibromialgia?

Fibromialgia é uma patologia crônica, que ocorre de forma misteriosa ou associada a outras doenças. É caracterizada por níveis elevados de dor musculoesquelética generalizada, ansiedade e depressão, apresentando uma piora na qualidade de vida do paciente.
É importante destacar o papel da fisioterapia no tratamento de pacientes com fibromialgia. O tratamento visa minimizar a dor e otimizar as habilidades funcionais do paciente, a fim de este possa exercer suas atividades cotidianas da melhor forma possível, aliada a redução dos demais sintomas que o acometem, a exemplo da depressão.

O foco principal do tratamento da fibromialgia é a dor, o que revela necessário a utilização do recurso terapêutico TENS – Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea. Trata-se de “método de produzir alívio de dor pela aplicação de uma onda retangular bifásica de pulso através de eletro dos na pele” (RORIZ et al, p.180).
A forma das ondas elétricas do TENS são caracterizadas como: um pulso bifásico simétrico ou assimétrico balanceado, com componente contínuo igual a zero para minimizar a irritação na pele. Todavia, ainda não há comprovações qual forma de onda ótima para o tratamento da dor. As unidades podem funcionar com estimulação de baixa frequência/alta intensidade, que será a estimulação a ser relacionada com a Fibromialgia.

Em casos específicos de patologias dolorosas como Fibromialgia, o TENS pode ser utilizado diariamente pelo paciente. O paciente pode adquirir um aparelho portátil de TENS, (encontrado no mercado com o nome de Neurodyn Portátil TENS), levá-lo ao seu fisioterapeuta para modular o aparelho corretamente e receber as instruções para a utilização do mesmo, descartando a possibilidade de sobrecarga no tecido.

Conclui-se que o TENS exerce papel importante no tratamento da Fibromialgia, já que o recurso terapêutico alivia a dor e otimiza a qualidade de vida do paciente, permitindo que este realize suas atividades.

11 comentários:

  1. Na velocidade com que as coisas acontecem e mudam em nossas vidas é sempre bom termos recursos como este blog para nos manter atualizados.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante a sugestão do aparelho portátil, tendo é claro, as orientações do fisioterapeuta.

    ResponderExcluir
  3. A corrente TENS é uma ótima opção de corrente elétrica quando o objetivo da intervenção é modular a intensidade da dor.
    Pacientes com fibromialgia beneficiam-se do uso da eletroterapia, especialmente da corrente TENS, uma vez que a diminuição da dor ameniza as perdas funcionais vivenciadas por esses pacientes.
    Phillipe Marques, 4° período de Fisioterapia (PUC Minas).

    ResponderExcluir
  4. Brenda Gonçalves 4º período3 de novembro de 2013 às 19:19

    Para esse tipo de tratamento, o TENS deve ser modulado para evitar acomodação do paciente?

    ResponderExcluir
  5. Eduarda Bueno Dornellas5 de novembro de 2013 às 18:20

    Gostaria de saber qual seriam os parâmetros adequados para o tratamento da Fibromialgia.

    EDUARDA BUENO DORNELLAS - 4º PERIODO

    ResponderExcluir
  6. O TENS ajuda muito pacientes com fibromialgia se tratando do alivio de dor mas é importante descobrir e tratar a causa , não só a dor .
    Gabriela Gonçalves , Fisioterapia, 4° Período .

    ResponderExcluir
  7. O tens é um excelente recurso para analgesia, quando utilizado com outras técnicas de tratamento, como a terapia manual, apresenta resultados mais satisfatórios ainda, nesse caso.
    Luísa Farias

    ResponderExcluir
  8. A fisioterapia tem importante papel na diminuição do impacto dos sintomas da fibromialgia na vida dos pacientes por meio de várias abordagens terapêuticas, melhorando a sua capacidade funcional e contribuindo para manutenção de sua qualidade de vida.

    Laryssa Galo - 4° período, Fisioterapia

    ResponderExcluir
  9. Muito legal e interessante!
    Nesse caso, os eletrodos são colocados em cima dos pontos dolorosos?

    ResponderExcluir
  10. Uma vez que a fibromialgia diminui a qualidade de vida do paciente, o TENS é excelente recurso terapêutico, pois de utilização simplificada, aumenta as possibilidades de acesso ao recurso.
    Luísa Nassif Silva - 4º período/fisioterapia.

    ResponderExcluir
  11. É possível o TENS desencadear ainda mais a dor do paciente?

    ResponderExcluir

Deixe seu cometário aqui.