domingo, 22 de maio de 2016

Protocolo POLICE, você conhece?

   O protocolo POLICE - proteção, carga otimizada, gelo, compressão e elevação - é uma atualização do protocolo PRICE, constituído em proteção, repouso, gelo, compressão e elevação. Basicamente, a diferença entre os mesmos é a retirada do repouso e a inclusão da carga controlada. E mostram que movimentação precoce de forma controlada promove uma reabilitação melhor e mais rápida, pois períodos longos de repouso são prejudiciais e podem produzir mudanças adversas à biomecânica do tecido e em sua morfologia.
     Uma das formas de se aplicar o protocolo POLICE consiste em resfriamento durante 10 minutos, seguido da aplicação da “carga controlada”, a qual dependerá da causa da lesão, para assim ser determinada a estratégia da mesma e sua dosagem. Imediatamente ao movimento controlado, há a reaplicação do resfriamento por mais 10 minutos.


PROTEÇÃO: A área lesada deve ser protegida contra lesões adicionais, através do uso de órteses e dispositivos para imobilização de membros inferiores, como muletas, bengalas e para membros superiores e coluna, como tipoia imobilizadora, órteses cervicais e lombossacras.



CARGA OTIMIZADA: Intervenção constituída de técnicas manuais, com o objetivo de otimizar o efeito mecânico da área a ser tratada (efeito não lesivo), como cinesioterapia passiva leve, contração isométrica e descarga parcial de peso. Esses exercícios tem o objetivo de manutenção da mobilidade e recuperação funcional.



GELO: Utilizado na fase inflamatória aguda após lesão dos tecidos moles, com objetivo de controlar os sinais flogísticos da inflamação e exercer um efeito analgésico por inibição da velocidade de condução nervosa, facilitando o exercício terapêutico precoce.



COMPRESSÃO: A aplicação de faixas elásticas é utilizada para auxílio na drenagem do edema. Estudos mostram que suportes semirrígidos são mais eficazes do que bandagens elásticas. Pode ter presença de dor ou sensação de aperto da bandagem devido à compressão. Nesses casos, é prudente remover a bandagem e reaplicá-la de forma um pouco mais frouxa.


ELEVAÇÃO: A elevação de um segmento facilita a drenagem venosa do membro, reduzindo o edema. O efeito fisiológico e mecânico da elevação faz com que ocorra urna redução na pressão hidrostática capilar e na pressão de filtração capilar. Deve-se elevar o segmento e manter as grandes articulações em discreta flexão ou em extensão, caso contrário, pode-se gerar estase venosa e linfática consequência de drenagem reduzida. 

       Indicações 





Referências:

fisioterapeutahumberto.blogspot.com.br- 04 de abril de 2016;

Bleakley,M.,Chris; Gladgow,DPhilip; Philipis,Nicola; Hanna,Laura; Callaghan, J, Michael; Davison, W, Gareth; Hopkins, J, Ty; Delahunt, Eamonn.- Management ofacute soft tissueinjuriusingProtectionRest Ice Compressionandelevation: RecommendationsfromtheAssociationofCharteredPhysiotherapists in Sports andExercise Medicine (ACPSM) – SupportingKnowledge in PhysiotherapyPraticeProgramme (SKIPP) - outubro de 2010.

Bleakley M C, Glasgow P, MacAuley D C. - PRICE needsupdating, shouldwecallthe POLICE? -Br J Sports Med 2012; 46:220-221.

2 comentários:

  1. Muito bom saber dessa atualização do protocolo PRICE, que vem acompanhada com exercícios.. POLICE! parabéns..

    ResponderExcluir
  2. Bem explicadinho e claro. Ótimo trabalho.

    ResponderExcluir

Deixe seu cometário aqui.