segunda-feira, 3 de junho de 2013

Termoterapia: um pouco de história....

A termoterapia é a aplicação de agentes térmicos (frios ou quentes) com finalidade terapêutica. A magnitude do aquecimento ou do resfriamento de um tecido vai depender da sua natureza, da sua localização e do tipo de agente físico utilizado. De modo geral, aplicação de um recurso de aquecimento aumenta a temperatura do tecido para 40°C, sendo que a partir de 45°C pode haver lesão. O mesmo pode ocorrer com o resfriamento do tecido, quando esse é exposto a temperaturas abaixo de 10oC .
A termoterapia surgiu a partir do momento em que o homem primitivo procura se expor ao sol para receber seu calor benéfico e efeitos vitalizantes. Sem nenhum tipo de conhecimento, apenas com a capacidade de observação, o homem banhou um ferimento em água para curar e friccionou o músculo contundido para aliviar a dor. Após, veio Hipócrates (460-375 a.C), que preconizava o uso da água tanto para a cura como para a recreação. O “pai da medicina”, Hipócrates, considerava a doença um distúrbio do corpo e a cura era o restabelecimento do equilíbrio do corpo, o qual se conquistava através da água, da vida saudável, da luz, dieta, massagem e tranquilidade psíquica. O pai da medicina utilizou a água fria para dores articulares, processos inflamatórios e contraturas musculares. A água do mar era utilizada para erupções cutâneas, feridas simples e doença de chagas não infectadas.

2 comentários:

  1. Gostaria de saber mais sobre a técnica de banho de contraste (calor e frio). Alguns indivíduos questionam o uso de calor e resfriamento na mesma conduta terapêutica, como algo que poderia "fazer mal". Quais os riscos e contra indicações no uso desta técnica?

    Agradeço

    ResponderExcluir
  2. muito pouco conteudo de historia da termoterapia.

    ResponderExcluir

Deixe seu cometário aqui.