quarta-feira, 1 de maio de 2013

Argila, Estimulação Elétrica de Alta Voltagem ou Crioterapia para tratar edemas???




Muito se discute sobre terapias para o manejo de edemas, mas nem todos os métodos de ´´tratamento´´ que ouvimos falar podem nos ajudar, principalmente quando não há uma evidência científica sobre a linha de tratamento a ser utilizado.
Na Europa o método mais adotado em grandes clubes de futebol para tratar de edemas traumáticos é a argila. Segundo relatos, a argila é capaz de absorver o líquido que se encontra no local. No entanto, não há nenhum artigo ou evidência científica de que a argila realmente exerça essa função.
Outro método comumente usado para o manejo do edema é a crioterapia. Esse é um recurso prático, de baixo custo e fácil acesso. Porém, a literatura mostra que esse procedimento é eficaz somente para prevenir a formação ou a evolução do edema (principalmente se usado nas duas primeiras horas pós-trauma), não sendo, entretanto, capaz de reduzir um edema já instalado. Para essa situação, recursos terapêuticos de aquecimento, eletroterapia e terapia manual são opções de tratamento mais adequadas.
A Estimulação Elétrica de Alta Voltagem (EEAV) é outra opção para a abordagem do edema, principalmente edemas agudos. Essa é uma corrente pulsada, monofásica, de baixa frequência, com 2 picos gêmeos. Estudos relatam que o uso da polaridade negativa, associada a uma frequência de pulso de 120 pps e uma intensidade capaz de realizar 90% da contração motora (limiar motor) é uma modulação eficaz para reduzir o edema agudo. 

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu cometário aqui.