quarta-feira, 1 de maio de 2013

Terapia por contraste


A terapia por contraste, popularmente conhecida como ´´banho de contraste´´, consiste em aplicações alternadas de água quente (40-42ºC; imersões por 3-5 minutos) e água fria (15-20°C; imersões por cerca de 1-3 minutos), visando auxiliar a redução de edemas e o alívio da dor).
A parte do corpo a ser tratada (normalmente extremidades) é imersa em cada um dos banhos alternadamente, até que se complete 3 a 5 ciclos. É indicado para esses banhos que os vasilhames sejam amplos para permitir exercícios ativos leves (quando possível), que funcionam como coadjuvantes da reabilitação músculo-articular.
Embora existam poucos estudos que expliquem a eficácia dos efeitos fisiológicos promovidos pela terapia de contraste, sugere-se que as alterações circulatórias (vasoconstrição e vasodilatação) induzidas em resposta aos estímulos térmicos possam ser eficientes na redução de edema, principalmente em lesões subagudas. Já o alívio da dor pode ser justificado pelos mecanismos das comportas (teoria das comportas), sendo a intensidade da dor um importante parâmetros para acompanhamento.
Apesar de aparentemente simples, o banho de contraste deve ser orientado por um profissional de saúde, já que o mesmo pode gerar queimaduras (pela água quente ou fria) ou ser ineficaz se usado de maneira indevida.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu cometário aqui.