sábado, 16 de novembro de 2019

Equoterapia: princípios e aplicações fisioterapêuticas


 

Princípios e aplicações fisioterapêuticas

A Equoterapia é usada como recurso terapêutico há muito tempo (desde 458-370 A.C: O cavalo foi usado como agente curativo e os escritores médicos começaram a fazer comentários favoráveis sobre o emprego dele no tratamento da doença do homem. Hipócrates já aconselhava a equitação como tratamento de diversas patologias para beneficiar a saúde de forma geral). Mas no Brasil o método que chegou em 1989 trazido pela Dra. Gabriele Brigitte Walter e vem sendo estudado e aplicado com sucesso através dos anos.

De onde surgiu o termo?

A palavra Equoterapia foi criada pela ANDE-BRASIL para caracterizar todas as práticas que utilizem o cavalo com técnicas de equitação e atividades equestre objetivando a reabilitação de pessoas com deficiências ou necessidades especiais.

Para que serve? Quais são os benefícios?
Venha conhecer melhor:


E sabe como o cavalo ajuda nisso tudo?


A Equoterapia é muito mais do que se utilizar do movimento do animal como uma técnica de reabilitação, é um instrumento terapêutico global que atua em diversas dimensões biopsicossocial e efetiva podendo trazer um novo ânimo para vida dos indivíduos.


Referências:
- Shimosakai Ricardo, TUDO SOBRE EQUOTERAPIA; SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA COM CAVALOS; Ver. Esporte e aventura adaptada. 2019.

- Eckert Deisirê;         EQUOTERAPIA COMO RECURSO TERAPÊUTICO: NAÁLISE ELETROMIOGRÁFICA DOS MÚSCULOS RETO DO ABDÔMEN E PARAVERTEBRAIS DURANTE MONTARIA; BDU da Univastes; vol. 1, pp. 14-22. 2013.

- A PALAVRA EQUOTERAPIA em meio eletrônico: Matérias da Associação de Equoterapia; Tecnoblog e outros Veículos que só existem na Internet.




Fisioterapia PUC-MG – 4ª Período
Alunas: Gabriela Oliveira, Júlia Teixeira, Karen Kessy, Karolina Andreza, Letícia Caminhas, Luiza Rodrigues, Mylena Tabelini, Paula Maria e Victoria Oliveira.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu cometário aqui.