segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Os efeitos do aquecimento e do resfriamento na capacidade de contração do músculo quadríceps femoral

RECURSOS TERAPÊUTICOS TÉRMICOS, O QUE SÃO?

Os recursos terapêuticos térmicos são dispositivos utilizados para fornecer (aquecimento) ou retirar (resfriamento) calor de um tecido biológico, modificando sua temperatura com a finalidade de se obter um efeito terapêutico.


     Para que ocorra a transferência de calor e a variação de temperatura do tecido, existem três métodos, são eles:
Condução: A transferência acontece pelo contato entre dois sólidos.
Convecção: A transferência ocorre pelo contato entre um líquido ou gás com um sólido.
Radiação: A transferência se dá sem contato direto. 

    A variação de temperatura será influenciada pelas características e propriedades térmicas do tecido, área a ser tratada, tempo de aplicação e a potência térmica do recurso. Essa variação de temperatura irá desencadear reações fisiológicas como mudança no fluxo sanguíneo e no metabolismo local, na velocidade de condução das fibras nervosas e na extensibilidade do colágeno, sendo que, por consequência são alcançados efeitos terapêuticos como analgesia e relaxamento muscular.

     Com isso, Corrêa et. al. (2012) avaliaram os efeitos da crioterapia no momento máximo de força isométrica (MMFI) do músculo quadríceps femoral em momentos distintos de tempo. Este estudo foi realizado em 13 mulheres saudáveis, que receberam aplicação da crioterapia por 20 minutos, utilizando uma compressa de gelo triturado sobre a região anterior da coxa (cobrindo totalmente o quadríceps femoral).   Os autores não citaram se a compressa foi isolada do ambiente. Para a mensuração do MMFI foi usado o dinamômetro isocinético Cybex.




O MMFI foi avaliado em todas as participantes de 4 formas.

1 - Sem aplicação de gelo.
2 - Imediatamente após a aplicação do gelo.
3 - 30 minutos após a aplicação do gelo.
4 - 60 minutos após a aplicação do gelo.

No final do estudo, foi observado que não houve diferença estatisticamente significativa na força dos músculos  extensores de joelhos entre os tempos avaliados, tanto quando comparado através da média das 3 tentativas (p = 0,410), quando comparado através do maior valor obtido (p = 0,364), sendo que foi assumido o valor de p < 0,05 (α = 5%) como estatisticamente significante.
Em relação ao aquecimento, Boldrini et al. (2012) analisaram os efeitos da diatermia por ondas curtas (DOC) no torque do músculo quadríceps femoral, gerado pela contração voluntária e eletricamente induzida em 28 indivíduos assintomáticos; (13 do gênero masculino e 15 do gênero feminino),os autores avaliaram também o desconforto gerado pela corrente elétrica. A capacidade de produção de torque foi avaliada por um dinamômetro isocinético por meio de contrações isométricas voluntárias máximas (CIVM) e eletricamente induzidas (TEI).
Os participantes foram submetidos a alguns procedimentos tais como: mensuração do torque através de contração voluntária; contração voluntária após a aplicação do calor e contração eletricamente induzida após o calor. O desconforto sensorial durante a estimulação elétrica foi avaliado com a escala visual analógica (EVA).
Ao final do estudo, os autores observaram que após a aplicação da diatermia por ondas curtas do tipo capacitivo, no músculo quadríceps femoral do membro inferior dominante, com uma dose de calor moderada durante um período de 20 minutos, não houve influencia sobre o torque gerado pela contração voluntária máxima (p= 0,594).

Apesar dos resultados observados, deve-se ter cautelas em relação ao uso de modalidades de aquecimento ou resfriamento em músculos que serão posteriormente submetidos ao treinamento de força. 



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
CORRÊA Barbosa Juliana, PELEGRINI Stella, AMBROSIO Paniza Ricardo, AFINI Felipe Luiz MINECHELLI Felipe Luiz,
LIEBANO Eloin Richard. Efeitos da crioterapia no momento máximo de força isomética do quadríceps. R. Bras. Ci. E Mov 2012;20(4):99-105.
BOLDRINI Chittero Fábio, LOPES Dias Alexandre, LIEBANO Eloin Richard. Efeitos da diatermia por ondas curtas no torque do músculo quadríceps femoral durante a estimulação elétrica neuromuscular e contração voluntária em indivíduos saudáveis. Rev. BrasMed Esporte - Vol. 19, No 4 - Jul/Ago, 2013
BLOG RECURSOS TERAPEUTICOS FISICOS. Frio e quente. Disponível em: http://blog.recursosterapeuticos.com.br/2013/10/banho-de-contrastre.html
ACTION SPORT PHYSIO. Dinamômetro Isocinético. Disponível em: http://www.actionsportphysio.com/en/services/techniques/isokinetic-training-biodex-cybex/


26 comentários:

  1. Leitura de fácil compreensão e explicativo! Gostei....

    ResponderExcluir
  2. Mesmo não sendo da área , consegui compreender o conteúdo! Parabéns aos envolvidos !

    ResponderExcluir
  3. Texto muito bem articulado, esclarecedor! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Interessante análise sobre a diatermia.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns!...muito interessante o trabalho,o desenvolvimento,os testes,os efeitos,as aplicações,observações e dinâmicas...enfim todo conteúdo.

    ResponderExcluir
  6. Conteúdo interessante e bem explicado!

    ResponderExcluir
  7. Bom trabalho de fácil explicação,parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Muito legal, é sempre bom ter contato com informações sobre o curso de nosso interesse.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela matéria! Estudo muito importante para alertar as pessoas quanto ao uso dos recursos térmicos terapêuticos.

    ResponderExcluir
  10. Trabalho muito bem explicado, parabéns ao grupo.

    ResponderExcluir
  11. Olá, para mim que pratico corrida de rua e utilizo o recurso de aplicação de gelo após os treinos as informações deste artigo foram muito úteis e me deixaram mais seguros. Obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito dessa postagem. Bem simples de entender e bem explicado!

    ResponderExcluir
  13. Muito interessante o artigo. Claro e objetivo.
    Parabéns pela iniciativa em compartilhar com a população os
    conhecimentos
    técnico-científico!

    ResponderExcluir
  14. Bastante interessante e de fácil compreensão

    ResponderExcluir
  15. Muito bom! Bem simples de compreender e direto! Parabéns aos alunos !

    ResponderExcluir
  16. Facil leitira e bem explicado, parabéns

    ResponderExcluir
  17. Muito bem explicado me ajudou bastante, obrigado

    ResponderExcluir
  18. Muito bom me ajudou demais obrigado

    ResponderExcluir

Deixe seu cometário aqui.