segunda-feira, 27 de abril de 2015

Respostas Fisiológicas dos Tecidos as Correntes Elétricas

A eletroterapia é o uso de correntes elétricas de baixa e média frequência para fins terapêuticos. Essa técnica apesar de parecer atual, já era utilizada desde antiguidade e, hoje em dia além de ser utilizada para tratamento de disfunções é muito utilizada também em tratamentos estéticos.

Toda corrente elétrica aplicada sobre um tecido vivo terá respostas nos vários níveis de organização do corpo humano. Estas respostas serão diferentes de acordo com o tipo de corrente que será aplicada (direta, alternada e pulsada, etc.) levando em consideração os parâmetros utilizados durante a aplicação.

Em nível celular: Estas correntes iram basicamente gerar movimentos de moléculas, em especial as moléculas ionizadas, que como consequência irão perturbar o equilíbrio de íons principalmente nas membranas celulares. As correntes que atingem este nível também atuam atraindo certas células ajudando na fase de cicatrização tecidual.

Em nível tecidual: Para ocorrer alguma modificação neste nível antes deve haver modificações específicas no nível celular. Aqui pode ocorrer um efeito de despolarização do tecido nervoso, contração muscular, aquecimento tecidual.

Em nível segmentar: Neste nível podemos ter benefícios de ativação da circulação linfática, venosa e arterial.


Em nível sistêmico: A principal função neste nível que podemos citar é a modulação da dor (diminuição da dor). Para que a aplicação seja eficaz, não depende de uma estimulação no local que se encontra lesado, pois a estimulação acontece em nível do Sistema Nervoso Central. 






5 comentários:

  1. Muito importante abordagem esse tema, pois deixa esclarecido sobre qual corrente usar, de acordo com objetivo do tratamento, Paradbéns !

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a abordagem desse assunto!!
    Este quadro me ajudou muito a entender como as correntes se relacionam com a fisiologia dos tecidos, muito bom mesmo, me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  3. Realmente o texto e a tabela foram muito esclarecedores me ajudou muito!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom saber como é feito o uso de correntes elétrica para fins terapeuticos e quais efeitos ocorre em cada nível, Muito Bom!

    ResponderExcluir
  5. É muito bom saber como esses recursos interagem com o nosso organismo.
    Muito Interessante!!

    ResponderExcluir

Deixe seu cometário aqui.