quinta-feira, 12 de março de 2015

CRITÉRIO PARA UTILIZAÇÃO SEGURA DOS RTF DURANTE CADA FASE DO PROCESSO DE REPARO

Os Processos do reparo tecidual podem ser distintos em três fases. Dentre elas:

• A fase inicial e/ou inflamatória, que dura aproximadamente 7 dias e caracteriza o momento da lesão tecidual, apresentando sintomas específicos como edema, rubor, dor e calor. (Lopes, 1999). Nessa fase o recurso mais utilizado a fim de promover analgesia e diminuição do edema local, é a crioterapia, que agirá controlando os sinais e efeitos inflamatórios, promovendo efeitos fisiológicos a baixa temperatura.
 O fisioterapeuta vai usar o recurso para acabar com a dor em repouso, para reduzir por completo o edema,e melhorar conseqüentemente hiperemia local e movimentação passiva.

• A segunda fase, ou proliferativa, vai durar cerca de duas a três semanas e se caracterizar com o aparecimento dos tecidos de granulação, preenchimento da lesão por macrófagos e fibroblastos e células epiteliais. Neste período, o colágeno é imaturo e tem pouca resistência (Lopes, 1999). É a fase onde o tecido se forma! Um dos recursos bastante utilizado a fim de promover estimulação da regeneração do colágeno e aumento da microvascularização além da diminuição da dor, é o LASER.
O paciente não tem edema tecidual ou agudo mais o tecido ainda está fraco e imaturo e se formando. A oxigenação ainda não é cem por cento. Nesta fase não é esperado dor ao movimento,nao é mais esperado edema não esperado uma restrição significativa da adm passiva e sim uma restrição  a adm ativa.

•  E por fim, a fase de Remodelagem, que poderá durar até 12 meses. Caracteriza-se por um realinhamento das fibras de colágeno que compõem o tecido cicatricial de acordo com as forças de tensão, às quais a cicatriz é submetida. O tecido assume gradualmente aparência e função próximas do normal (Lopes, 1999). É a fase de fortalecimento do tecido!


É importante avaliar a fase de reparo, o tempo de lesão e os sinais e sintomas do paciente, a fim de promover uma conduta adequada, com recursos cabíveis ao momento. Quanto mais precocemente a intervenção acontecer, menores serão as seqüelas da fase inflamatória e conseqüentemente melhor processo da fase proliferativa e da remodelagem.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu cometário aqui.