quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Eletroterapia e Contração Muscular - Parte III

Aplicação da eletroterapia em contração muscular:

ELETROESTIMULAÇÃO PARA CONTRAÇÃO MUSCULAR DO ASSOALHO PELVICO

A eletroterapia pode auxiliar no tratamento da incontinência urinária por esforço, através da contração muscular do assoalho pélvico em mulheres com esse tipo de problema. A incontinência urinaria consiste na perda incontrolável de urina, considerando o principal distúrbio do assoalho pélvico. Os exercícios perineais é o recurso fisioterapêutico que atua no fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico por meio de movimentos voluntários e repetidos, com variações diárias de 30 a 200 contrações. A eletro estimulação reeduca o assoalho pélvico por condicionar um aumento do comprimento funcional e da transmissão de pressões, tendo como vantagem proporcionar o comando contrátio e ganho de força muscular.

Segundo o artigo Eletro estimulação transvaginal do assoalho pélvico no tratamento da incontinência urinaria de esforço: avaliações clínicas e ultra-sonografica de (Herrmann* V. et al. Rev Assoc Med Bras 2003; 49(4):401-5), trabalho realizado na Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, SP. Foram utilizados para o estudo 22 mulheres com idade entre 22-74 anos, estas foram diagnosticadas através de um estudo urodinamico e submetidas à Eletroestimulação transvaginal do assoalho pélvico. Durante a intervenção foi utilizado o aparelho da marca QUARK – Dualpex 96l, com dois canais independentes, emissor de pulsos bipolares com compensação simétrica, introduzido até próximo à espinhaciática, com os seguintes parâmetros:

- Corrente bifásica,
- Freqüência: fixa em 50Hz,
- Largura de pulso de 700s
- Intensidade de corrente que variou entre 12 a 53mA, conforme a tolerabilidade de cada mulher.

As mulheres foram submetidas a duas sessões semanais, cada uma com duração de 20 minutos, durante dois meses consecutivos. Dezoito mulheres afirmaram satisfação com eletro estimulação, e relataram redução significativa do número de perdas urinárias. A eletro estimulação reeduca o assoalho pélvico por condicionar um aumento do comprimento funcional e da transmissão de pressões, tendo como vantagem proporcionar o comando contrátil e ganho de força muscular. Portanto a essa alternativa terapêutica pode ser considerada efetiva.













Efeitos do ultrassom na consolidação de fraturas

O ultrassom é um dos procedimentos físicos adjuvantes mais utilizados na fisioterapia e medicina regenerativa, usado no tratamento de ampla variedade de patologias como: nas úlceras dérmicas, nas incisões cirúrgicas da pele, lesões em tendões, fraturas tanto em humanos, quanto em animais, no encurtamento de tecidos moles e no controle da dor. Nessa postagem iremos nos focar no uso do ultrassom para tratamento de fraturas.
Nos dias de hoje pode-se achar diversas pesquisas sobre os efeitos do ultrassom, essas pesquisas mostram que a estimulação ultrassônica em tecido ósseo obteve diversos efeitos, dentre eles, efeitos sobre o tempo de consolidação óssea acelerada, mais especificamente na estimulação celular de osteoblastos e osteoclastos. O ultrassom também atua em fibroblastos, colágeno e diminuem células inflamatórias.

Cicatrização óssea

O osso é um tipo de tecido conjuntivo, e sua lesão passa pelo mesmo estagio de cicatrização que ou outros tecidos moles, sendo a principal diferença a deposição de sais. Vários pesquisadores observaram a aceleração de recuperação de fraturas após o tratamento com ultrassom. Foi demonstrado que a aplicação de ultrassom nas duas primeiras semanas após fratura de fíbula, nos estágios inflamatórios e proliferativos, aumenta a velocidade de cicatrização. Os parâmetros de tratamento eram 0,5W/cm² em um ciclo de trabalho de 20% por 5min, 4 vezes por semana.
Vários pesquisadores tem analisado o uso do ultrassom nas epífises em crescimento. Embora os resultados tenham sido de certo modo, inconsistentes, observou-se alguma forma de dano em cada estudo, incluindo fechamento prematuro das epífises, deslocando e alargando epífise, fraturas, erosão dos côndilos e encurtamento dos ossos. O grau de destruição parece imprevisível, portanto, não e recomendável aplicar sobre um osso em crescimento.



Cicatrização óssea x Ultrassom


Seria interessante se tivéssemos um cabeçote que fosse adaptável a todo tipo de superfície e de tamanhos diferentes, para melhor aplicação do recurso para que sua eficácia seja garantida.



Uso de Laser de baixa potência para tendinopatias em organismos imunossuprimidos

Os aparelhos de laserterapia atualmente mais conhecidos são o Laser (Light amplificationby simulated of radiation) e o LED (Lght emited diode). Esses recursos físicos utilizam os efeitos da luz de baixa potência para a regulação e normalização da função celular, podendo ter ações inibitórias ou excitatórias. Um exemplo da ação fotobioestimuladora da luz de baixa potência seria o aumento do processo de reparo tecidual, enquanto a ação fotobioinibitória é responsável, dentre outras, pela modulação da dor.
Os efeitos do Laser de baixa potência para o processo de reparo tecidual são amplamente estudados e demonstram um caráter positivo para aumento da proliferação fibroblástica, angiogênese, diminuição dos sintomas pró-inflamatórios e para ações analgésicas. A laserterapia tem a capacidade de regular o metabolismo celular  de diversas formas: Aumenta a taxa respiratória e a produção de ATP, normaliza o potencial da membrana plasmática e estimula a mitose celular. A  luz também pode atuar em processos inflamatórios,  modulando a liberação de prostaglandina e Beta- endorfinas, aumentando o fluxo sanguíneo local e controlando a dor. Devido a essas propriedades terapêuticas, a fototerapia tem sido utilizada para o tratamento de diversas desregulações e disfunções corporais, dentre elas as tendinopatias agudas (Tendinite) e/ou crônicas (Tendinose).
As tendinopatias são doenças que acometem os tendões. Quando ocorre de forma aguda, consequentemente acompanhadas de processo inflamatório, são chamadas de tendinites. Quando ocorrem microlesões teciduais frequentes, podemos ter uma degeneração crônica chamada de Tendinose. O uso do Laser para  tratamento de traumas  do tendão calcanear é bastante conhecido no universo terapêutico. No entanto, não se tem muitos estudos que avaliam o desempenho do Laser de baixa potência em pessoas imunossuprimidas. É de conhecimento acadêmico os diversos efeitos negativos da imunossupressão no organismo. No entanto, não se sabe ao certo se a imunossupressão pode interferir  no tratamento fototerápico de tendiopatias.
Fernanda.O.B, et al (Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, dov.18, n.4, p. 335-40, out/dez. 2011) , desenvolveu um estudo sobre o uso de Laser de baixa potência em ratos imunossuprimidos com trauma do tendão calcanear, para modulação da dor. Para tanto,os animais foram imunodeprimidos através do tratamento medicamentoso com Ciclosporina A durante 5 dias pré-trauma, com uma dose de 10 mg/Kg. O aparelho utilizado para a laserterapia foi da marca IBRAMED, modulado nos seguintes parâmetros:
comprimento de onda: de 670 nm
Dose: 2 J/cm²
 Potência: 30 mW
Técnica: Pontual, com contato
Emissão: Contínua
Duração: 4 segundos

Foram feitas no total 3 aplicações : Uma no momento da avaliação pós-lesão, uma depois de 24 horas e outra depois de 48 horas. Ao final do tratamento, foi observado que mesmo em organismos imunodeficientes, o Laser de baixa potência, modulado nos parâmetros acima, ainda possui efeito analgésico satisfatório. No entanto, é necessário ainda o desenvolvimento de estudos que correlacionem o efeito analgésico do laser em organismos imunossuprimidos, com alterações químicas e histológicas ocorridas no tecido.   
 Tendão do calcâneo, local de lesão da tendinite/Tendinose


Para saber mais sobre o presente estudo, abaixo se encontra o nome do artigo e autores:
''Análise da eficácia do laser de baixa potência no tratamento da dor tendínea em ratos imunossuprimidos''
Fernanda de Oliveira Busarello, Elisângela Lourdes Artifon, Eduardo Alexandre Loth, Gladson Ricardo Flor Bertolini (Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v.18, n.4, p. 335-40, out/dez. 2011)

Referências Bibliográficas:
-''Análise da eficácia do laser de baixa potência no tratamento da dor tendínea em ratos imunossuprimidos'' - Fernanda de Oliveira Busarello, Elisângela Lourdes Artifon, Eduardo Alexandre Loth, Gladson Ricardo Flor Bertolini (Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v.18, n.4, p. 335-40, out/dez. 2011)

LASER PARA TRATAMENTO DA QUEDA DE CABELOS

Apesar de não terem uma função fisiológica vital, os cabelos são extremamente importantes na construção de uma identidade pessoal e individualizada, exercendo importante papel na autoestima e no aspecto psicossocial de uma pessoa.
Nesse contexto, a queda de cabelos não é uma questão relacionada apenas com a aparência física, mas sim à autoestima e à personalidade; podendo trazer consigo diversas consequências emocionais.
As quedas de cabelo podem acontecer devido a diversos fatores, como:

  •  Fatores genéticos e hormonais;
  •  Infecções e doenças autoimunes;
  •  Fatores relacionados à dieta, como deficiência de vitaminas, proteínas e ferro;
  • Uso de algumas medicações e processos químicos agressivos;
  • Cirurgias, partos e outros procedimentos;
  • Fatores psico-emocionais, como tensão, ansiedade, estresse e depressão.

Dependendo da causa, existem diversas vertentes de tratamento, como o uso de medicações; shampoos, condicionadores, cremes e pomadas dermatológicas e o uso do laser. 
“LASER” é a abreviação de light amplification by stimulated emission of radiation que pode ser traduzido como: amplificação da luz por emissão estimulada de radiação. É um recurso terapêutico físico luminoso que emite radiações eletromagnéticas.
O laser utilizado nas sessões de tratamento da queda de cabelos é o de baixa potencia. O laser de baixa potência atinge a potência de 1 a 500 miliwatts (mw), ao contrário dos lasers de alta potência que atingem 3000 a 10.000 mw. 
O mecanismo de ação dos lasers de baixa potência é o de fotobioestimulação, que atua sobre os processos bioquímicos da pele, aumentando a atividade celular sem causar dano térmico às estruturas do tecido. A fotobioestimulação pode causar, dentre outros fatores, uma estimulação do crescimento de pelos. Pela baixa potência, esse tipo de laser não apresenta efeitos carcinogênicos, térmicos ou ionizantes.
Existem diversos tipos de lasers de baixa potência, sendo que o usado para o tratamento da queda de cabelos é o Laser de Diodo no comprimento de onda de 655nm com potência de 5mw. Estes lasers para tratamento capilar podem ser portáteis, conhecidos como "escova a laser" ou lasers de cabine. A duração, o tempo de tratamento e a frequência da aplicação são definidos pelo especialista; porém, geralmente, são feitas 3 sessões por semana, com duração de 15 minutos, por 3 a 6 meses.


Indicações do Uso


Algumas das indicações do uso dessa modalidade terapêutica são:


  • Redução da progressão das alopecias androgenéticas masculina e feminina;
  • Tratamento de eflúvio telógeno agudo e quadros de queda temporária dos cabelos;
  • Como coadjuvante no tratamento da Dermatite seborreica de couro cabeludo.
  • Pós-cirurgia de transplante capilar, para acelerar a cicatrização e ajudar no crescimento dos fios transplantados;


Forma de Uso


FASE 01: pêlo em fase anágena (crescimento).
A escova a laser ou LED atuam muito bem nesta fase estimulando o metabolismo da raiz e a vascularização.
FASE 02: pêlo em fase telógena (queda).
A escova a laser ou LED atuam bem nesta fase, estimulando o crescimento do novo pêlo que está por vir.
FASE 03: pêlo miniaturizado (fase de atrofia).
A escova a laser ou LED podem recuperar a vitalidade deste tipo de pêlo, fazendo com que ele volte a engrossar parcialmente.
FASE 04: Não há mais raiz "viva".
A escova a laser ou LED não atuam. Não há como reativar uma raíz que já não existe mais.

FEITOS FISIOLÓGICOS PROMOVIDOS PELA LASERTERAPIA:

  • Estimula o metabolismo celular, a síntese de ATP e a divisão celular;
  • Promove a vasodilatação dos capilares localizados abaixo dos folículos pilosos;
  • Estimula a proliferação de fibroblastos e a síntese de colágeno;
  • Estimula a chegada de nutrientes e energia para os folículos;
  • Aumenta o crescimento proteico.
BENEFÍCIOS DA LASERTERAPIA NO TRATAMENTO DE QUEDA DE CABELOS:


  • Pode ser usada em homens e mulheres;
  • Não há efeitos adversos significativos relatados;
  • É limpo e indolor.
  • O crescimento do cabelo pode ser estimulado tanto no topo e ao redor da cabeça, quanto continuamente com a linha da testa.








Utilização do Laser e Led na cicatrização de feridas


Laser
Led
Significado
Light Amplification by Stimulated of Radiation
Light Emitted Diode
Comprimento de Onda
Monocromático

Monocromático
Colimação
Feixe com alta colimação
Feixe colimado
Coerência
Alta coerência temporal e espacial
Baixa coerência temporal e alta coerência espacial
Custo
Alto
Baixo

Sensibilidade a Temperatura
Maior
Menor
 Figura 1: Laser                                      Figura 2: LED

Vários estudos clínicos avaliaram a eficácia da fototerapia por luzes coerentes (laseres) e não coerentes (LEDs–Light Emiting Diodes) como método bioestimulador para o reparo tecidual, que aumenta a taxa de ATP, a proliferação celular, a normalização da membrana celular e redução das substancias inflamatórias.  Também estimula a proliferação de fibroblastos aumentando a síntese de colágeno

A fisioterapia tem utilizado esse recurso para o tratamento de ulceras crônicas em pacientes com diabetes do tipo 2 e tem obtido ótimos resultados.


Ao iniciar o tratamento o tipo de fototerapia a ser selecionado deve-se basear na área e profundidade a ser tratada, o laser atua mais profundamente em relação ao LED que e mais superficial e abrange uma maior área. O comprimento de onda deve ser de 594 a 633nm (luz visível) para tecidos superficiais e de 770 a 1550nm (Infravermelho) para os tecidos profundos. O tempo de tratamento varia, mas apos as primeiras sessões já consegue-se ver algum resultado. O paciente e o fisioterapeuta devem usar óculos de proteção.

Contra-indicações:
  • Área dos olhos e gônadas
  • Região abdominal de mulheres
  • Áreas de hemorrágicas
  • Processos neoplásicos
  • Tratamento do tórax em pacientes cardíacos deve ser evitado, juntamente naqueles que têm marca-passo
  • Irritação cutânea
  • Próximo a epífise de crianças
  • Infecção cutânea
  • Pacientes com fotosensibilidade