segunda-feira, 20 de maio de 2013

Fotobiomodulação para tratamento de traumas mamilares

Um estudo piloto, randomizado e controlado, foi efetuado para avaliar a eficácia da fototerapia no tratamento de fissura e rachaduras mamilares. Quatro mulheres puérperas com diagnóstico médico de lesões mamilares bilateral, de 18 a 35 anos foram aleatoriamente divididas em dois grupos, controle e experimental, e acompanhadas por 6 semanas. O grupo controle recebeu orientações sobre os cuidados com as mamas e técnicas adequadas para a amamentação, enquanto o grupo experimental recebeu as orientações e aplicações fototerápicas de um dispositivo desenvolvido utilizando LEDs (diodos emissores de luz), acoplados a uma peça ajustada ao formato da mama. O tratamento foi realizado três vezes na semana, utilizando comprimento de onda infravermelho, de 4 J/cm² e tempo de aplicação de 10 minutos/sessão.
Foi verificada a diminuição da dor nos dois grupos. O grupo controle obteve a cicatrização completa de 50% das lesões e as demais reduziram de tamanho, já no grupo experimental houve a cicatrização de 100% das feridas, comprovando a eficácia do tratamento. 
Este estudo, apesar de ter uma amostra pequena, serve de base para outros estudos maiores já que mostra a eficácia da fototerapia para tratamento de lesões mamilares, promovendo, além da cicatrização tecidual, a analgesia. É um trabalho de grande importância já que estas lesões acarretam problemas tanto para a mãe quanto para o bebê, podendo provocar o desmame precoce. Este é um grande passo para o tratamento das fissuras e rachaduras mamárias. Para maiores informações leiam o artigo completo. 

Fonte: Fotobiomodulação como uma nova abordagem para tratamento de traumas mamilares: um estudo piloto, randomizado e controlado. Angélica Araújo et al. Fisioterapia Brasil, volume 14, número 1, janeiro/fevereiro de 2013.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu cometário aqui.