quarta-feira, 17 de abril de 2013

Fototerapia e feridas


Fototerapia é a utilização da luz para tratamentos de distúrbios da saúde, dentro eles, uma ferida. Um dispositivo luminoso muito usado para esse fim é o Laser de baixa potência. A luz Laser é diferente de outras fontes de luz por ser monocromática (apenas um comprimento de onda), coerente no tempo e no espaço e colimada. Essas características asseguram a penetração da radiação luminosa nos tecidos e determinam quais biomoléculas absorverão a radiação incidente. 
Segue um esquema simplificado das ações do laser de baixa potência em feridas: 
1- Devido a um complexo mecanismo de interação com o tecido, o laser tem a capacidade de diminuir o processo inflamatório que surge em resposta à lesão. 



2- Ao focalizar a área do ferimento, o aparelho incide uma luz à base de fótons que reagem com as células do local e atraem os fibroblastos, (células encarregadas de produzir o colágeno necessário para reparar o tecido).

3- Diferentemente do processo de cicatrização natural, em que há uma organização parcial do colágeno, o laser promove uma remodelação total dessas fibras. Com isso, as propriedades elásticas do tecido são preservadas e o resultado é uma cicatriz imperceptível.


Um comentário:

  1. Vale lembrar que o Laser não é indicado para tratamento de feridas infectadas. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir

Deixe seu cometário aqui.