quarta-feira, 6 de março de 2013

Um pouquinho de história...

Os agentes físicos têm sido um componente do tratamento médico e de reabilitação durante muitos séculos e são utilizados em uma ampla variedade de culturas. Os romanos e os gregos antigos por exemplo, utilizavam o calor e a água para manter a saúde e para tratar vários problemas musculoesqueléticos e respiratórios.
Outras aplicações históricas dos agentes físicos incluem a utilização do peixe-torpedo elétrico em aproximadamente 400 a.C para tratar dores de cabeça e artrite pela aplicação de choques elétricos à cabeça e aos pés. 
Antes da disponibilidade disseminada de antibióticos e drogas analgésicas e anti-inflamatórias eficazes, os agentes físicos eram comumente utilizados para tratar infecção, dor e inflamação. A luz do sol foi utilizada no tratamento da tuberculose, doenças articulares e ósseas, assim como de transtorno dermatológicos e infecções.
Embora os agentes físicos tenham sido utilizados por seus benefícios terapêuticos ao longo da história, com o tempo, novos usos, aplicações e agentes foram desenvolvidos e certos agentes e aplicações caíram em desuso. Novos usos de agentes físicos se desenvolveram como um resultado da maior compreensão dos processos biológicos subjacentes à doença, disfunção e recuperação e em resposta à disponibilidade de tecnologia mais avançada.
A popularidade dos agentes físicos em particular está baseada na sua história de utilização clínica e, na maior parte dos casos, em dados de pesquisa que sustentam sua eficácia; entretanto, em alguns casos, sua aplicação clínica tem continuado a despeito da falta de evidências que a sustentam ou de serem estas limitadas. É preciso haver mais pesquisas para esclarecer quais intervenções e características dos pacientes proporcionam melhores resultados. Estudo adicional também é necessário para determinar precisamente que resultados devem ser esperados da aplicação dos agentes físicos em reabilitação.

Profa. Dra. Angélica R. Araújo

Um comentário:

Deixe seu cometário aqui.