sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Crioterapia, só com fisioterapeuta!!!

Desde os tempos mais antigos, o resfriamento dos tecidos do corpo vem sendo usado para tratar as mais diversas lesões. Aplicações de neve e gelo foram, por exemplo, utilizadas durante muito tempo por gregos e romanos para tratar uma variedade de problemas médicos. Relatos da aplicação de compressas geladas em lesões inflamadas são datados desde o início do século XIX.
                  

  

     
Esse processo é conhecido como CRIOTERAPIA, que  é a aplicação terapêutica de qualquer substância ao corpo que resulta na remoção do calor corporal e na queda da temperatura dos tecidos, causando a diminuição da taxa metabólica tecidual e promovendo com isso um efeito de proteção contra a resposta inflamatória exagerada.
Por ser considerada por algumas pessoas um recurso simples, a crioterapia é aplicada muitas vezes de maneira errada quando não é feita por um profissional com conhecimentos da técnica. A utilização de qualquer recurso terapêutico físico deve ser baseado na teoria descrita sobre o recurso, pois ao ser aplicado de forma indiscriminada pode não alcançar o efeito desejado e até mesmo causar efeitos adversos como: queimaduras quando aplicada diretamente no tecido, elevação da taxa proliferativa de agentes infecciosos quando aplicada em áreas de feridas abertas na fase aguda da inflamação e aumento da lesão tecidual quando é excedido o tempo de aplicação. Há também situações em que tempo de aplicação é insuficiente, causando redução dos efeitos do recurso.

                        







A crioterapia é utilizada para diversas finalidades terapêuticas atuando, por exemplo, na redução da dor e no controle de edema em lesões agudas, na redução de espasmos em distensões musculares agudas e possibilitando que exercícios ativos sejam executados mais precocemente na reabilitação de entorses articulares agudas. Quando realizada de forma correta e por um profissional de fisioterapia, a crioterapia funciona como um recurso de benefícios extensos e de performance satisfatória, além de possuir baixo custo. 


           


Referências bibliográficas:

KNIGHT, Kenneth L. Crioterapia no Tratamento das Lesões esportivas. 1ªed. São Paulo: Manole, 2000.
GUISTI, Helena Hanna Khalil Dib; GUISTI, Helena Hanna Khalil Dib; DUARTE, Marcelo; DELOROSO, Frederico Tadeu et al. Crioterapia: atualização em revisão bibliográfica. Fisiobrasil: Atualização Científica, Rio de Janeiro, v.8,n.69,p.32-37, jan./fev.2005.
Sandoval R. A.; Mazzari A. S.; Oliveira G. D. Crioterapia nas lesões ortopédicas: revisão. Revista Digital. Buenos Aires. Ano 10. Num. 81. 2005.

4 comentários:

  1. A Crioestiramento é um tipo de crioterapia? Como funciona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!
      O crioestiramento é uma modalidade de crioterapia que envolve aplicação de frio, geralmente a partir de imersão em água gelada, turbilhão com água gelada ou massagem com gelo conjugada com exercícios de alongamento. Permite o controle da dor durante as atividades podendo acelerar a recuperação do indivíduo lesionado.
      O frio é aplicado até a obtenção de analgesia, com variação de tempo entre 10 e 15 minutos. Após o entorpecimento da área, inicia-se uma cuidadosa progressão de exercícios. Quando ocorre a redução dos efeitos de analgesia é preciso reaplicar o resfriamento.
      Agradecemos por sua visita no blog, sinta-se á vontade para tirar suas dúvidas quanto aos Recursos Terapêuticos Físicos.


      Referência bibliográfica:
      KNIGHT, K.L. Crioterapia no tratamento das lesões desportivas.
      DENEGAR, Craig R. Modalidades Terapêuticas para Lesões Atléticas.

      Excluir
  2. Olá, boa tarde! Achei muito interessante o post que vocês fizeram e gostaria de parabenizá-los pela objetividade e ao mesmo tempo a riqueza de informações! E eu gostaria de saber quais são os tipos de tratamentos utilizados pela Fisioterapia usando a crioterapia como recurso?

    Desde já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A crioterapia pode ser utilizada em diversas abordagens fisioterapêuticas, sendo algumas indicações clínicas: traumas músculo-esqueléticos, principalmente de caráter agudo, visando conter a exacerbação da fase de reação inflamatória. Pós-operatório com o intuito de modular a dor e evitar a formação de edemas. Em condições inflamatórias agudas, como tendinites, atuando no controle da dor e auxiliando na manutenção da amplitude de movimento. Na síndrome da dor miofascial sobre o ponto de dor objetivando sua redução. Bem como, pode ser utilizada para romper o ciclo de dor-espasmo-dor em condições variadas.
      Os benefícios que a crioterapia promove podem ser alcançados por meio do uso de compressas de gelo, imersão em água gelada, sprays e massagem com gelo, sendo todos os agentes parâmetro-dependentes.
      Agradecemos por sua visita no blog, sinta-se á vontade para tirar suas dúvidas quanto aos Recursos Terapêuticos Físicos.

      Referência bibliográfica:
      DENEGAR, Craig R. Modalidades Terapêuticas para Lesões Atléticas.

      Excluir

Deixe seu cometário aqui.