terça-feira, 14 de outubro de 2014

Correntes Polarizadas e Iontoforese X Gordura Localizada



A gordura localizada é uma hipertrofia das células adiposas unicelulares em uma região mais especifica como abdômen. Essa hipertrofia é resistente a dietas, massagens e ginásticas. Por este motivo, tem-se criado novas abordagens para combatê-la de outras maneiras.Uma das alternativas é o  uso das correntes polarizadas e da iontoforese como coadjuvante ao tratamento desta hipertrofia.

A Corrente Polarizada é uma corrente com um fluxo contínuo seguindo apenas uma direção (unidirecional) de partículas carregadas, sendo capaz de promover mudanças eletroquímicas sob os eletrodos.
Exemplos: Corrente Galvânica, Diadinâmicas, Alta voltagem. Já a  Iontoforese, no campo da fisioterapia dermatofuncional, aproveita as correntes polarizadas para a penetração de cosméticos que possuem substâncias polares. Isso traz inúmeros benefícios ao paciente, tais como, a redução de procedimentos invasivos, aplicação localizada do fármaco, diminuindo assim a ação sistêmica do medicamento como as repercussões sobre o sistema gastrointestinal.


Aplicação e Efeitos das Corrente Polarizada e Iontoforese

Os efeitos da corrente polarizada e da iontoforese são locais, o que pode ser benéfico para a redução localizada de tecido adiposo, uma vez que estas modalidades não resultam em efeitos sistêmicos, como por exemplo a mudança do perfil nutricional, muito menos a redução do peso corporal. Isto ocorre, pois a aplicação das correntes polarizadas pode trazer inúmeros resultados positivos por promover a hidratação, aumento do aporte circulatório no polo negativo, bem como vasoconstrição e analgesia no polo positivo.

Cuidados ao Utilizar Correntes Polarizadas
Levar em consideração a densidade de corrente que é a quantidade de íons pela área do eletrodo determinando a intensidade da corrente.
Fazer o cálculo de amplitude máxima por pólo e acordo com o tamanho do eletrodo.
Respeitar o tempo total de aplicação.
Todos estes tópicos são de conhecimento do fisioterapeuta e estes recursos devem ser aplicados sempre por profissionais da área.


Contra indicações das Correntes Polarizadas
Próteses metálicas, pacemaker (marca-passo), aparelhos auditivos, gravidez, cardiopatias, infecção ativa, feridas e úlceras, alteração de sensibilidade, entre outros. Por isso, é importante o profissional coletar as informações do estado geral de saúde do paciente e realizar um exame físico completo, avaliando assim a real indicação do uso de recursos como as correntes polarizadas.


* Lembre-se que: Na área da fisioterapia dermatofuncional, a ion­toforese com cosméticos é usada como coadjuvante no tratamento da gordura localizada, lipodistrofia ginoide, cicatrizes hipertróficas e queloides. Ou seja, não é o tratamento principal! Fique atento.






Referência: