sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Recursos Terapêuticos Físicos Atuando na Estética

A estética em pouco tempo se tornou uma área extremamente competitiva com promessas de respostas mais rápidas e eficazes do que outros tratamentos disponíveis.
Essas promessas são MITOS ou VERDADES?
Para responder essas perguntas, foram avaliadas as dúvidas mais frequentes...

  •   O Laserterapia é eficaz no tratamento de acne?



VERDADE

A acne é uma doença dermatológica que provoca o surgimento de cravos, espinhas, cistos, caroços e cicatrizes. Ela se desenvolve quando os poros da nossa pele ficam obstruídos. Essa obstrução é causada pelo excesso de sebo, células mortas e bactérias nos folículos pilosebáceos. O tratamento com laser de baixa potência tem efeito bioestimulatório e irá combater o aumento da produção de sebo e atuar na redução do número de lesões de acne. É indicado para o tratamento de acne branda à moderada. Para maior efetividade o laser poderá ser combinado com tratamentos alternativos.


  •  A Radiofrequência ajuda na redução do fotoenvelhecimento da pele?


VERDADE

Nessa técnica, ocorre a geração de calor no tecido subcutâneo, que induz a produção de novas fibras de colágeno e melhora o aspecto da pele. O recurso físico apresentou resultados clínicos visíveis, com alta satisfação e melhoria da pele facial, ocorrendo um aumento estatisticamente significativo na produção de
colágeno dos tipos I e III.
Para que esse envelhecimento da pele melhore, são emitidas correntes de alta frequência. A Radiofrequência é uma opção de tratamento promissora para fotoenvelhecimento com menos efeitos colaterais e tempo de inatividade.



  •  O uso de microcorrentes é eficaz para o tratamento do envelhecimento cutâneo?


MITO

Gradualmente, com o avanço da idade, os tecidos humanos passam por mudanças. Na pele, o envelhecimento ocasiona modificações em suas camadas, desencadeando alterações visíveis como o surgimento de rugas e a perda de elasticidade cutânea. Dentre as alternativas de tratamentos existentes para o envelhecimento, alguns autores mencionam que o equipamento de microcorrente, amplamente utilizado no reparo tecidual por estimular o metabolismo celular, pode ser eficaz no tratamento de peles senis.
Porém o estudo feito com a aplicação da técnica de microcorrentes apresenta resultados negativos quanto à melhora de tônus cutâneo e profundidade de rugas e sulcos. Entretanto, acontece uma melhora na textura e clareamento geral da pele.


  •  A perda de medidas com a eletrolipólise já pode ser vista logo na primeira sessão?


MITO

A eletrolipólise é uma técnica destinada ao tratamento de acúmulo de tecido adiposo localizado em determinadas regiões. Sua aplicação ocorre por meio de pares de agulhas de acupuntura no tecido subcutâneo, ligadas a uma corrente de baixa frequência.
Essa estimulação elétrica provoca diversas modificações fisiológicas no adipócito, dentre elas o incremento do fluxo sanguíneo local, aumento do
metabolismo celular e queima de calorias.
Os efeitos começam a aparecer a partir da 5ª sessão, em média. O paciente deve ser orientado a praticar atividade física e optar por uma alimentação saudável, para obter melhores resultados.



  •  A crioterapia auxilia a lipólise ?


VERDADE

O aumento do percentual de gordura é consequência da elevação da ingestão calórica, em detrimento da demanda energética. A crioterapia possibilita efeitos de grande importância para o aumento do metabolismo energético, por liberar hormônios lipolíticos, determinando a hidrólise dos triglicerídeos dos depósitos de gordura. A exposição ao frio faz com que o hipotálamo estimula a liberação hormonal para ativar a termogênese e manter a temperatura em níveis normais. Os ácidos graxos livres são utilizados como substratos energéticos pelas mitocôndrias para produção de calor, aumentando consumo energético.


Mas lembre-se, NENHUM recurso terapêutico com finalidade estética, obtém resultado milagroso. A eficácia de um mesmo aparelho pode variar de pessoa para pessoa. É recomendável procurar um profissional que indique o recurso adequado à sua necessidade e a realidade do seu corpo. Associando sempre a prática saudável  de exercícios físicos ao tratamento, para alcançar o resultado tão desejado.







Eletroterapia para músculos inervados X denervados: há diferença?

A eletroterapia se baseia no uso de correntes de baixa (0 a 200 Hz) e média (1.000 a 4.500 Hz) frequência para fins terapêuticos. Ambas podem promover a contração muscular, porém é sabido que as correntes de média frequência geram menor desconforto ao paciente enquanto as de baixa frequência tem maior potencial para estimular os músculos com problemas na ativação.
Sendo assim, a estimulação muscular pode acontecer de duas maneiras, utilizando a estimulação elétrica neuromuscular (EENM) na qual se aplica um estímulo elétrico direcionado ao nervo periférico íntegro que estimulará por consequência a placa motora. Ou ainda utiliza-se a estimulação elétrica muscular (EEM) nesta, a aplicação da corrente é feita diretamente no músculo pelo fato de haver um comprometimento parcial ou total da inervação.
A EENM técnica é realizada em tecidos saudáveis e gera melhor resultado, porque o tecido neural se excita mais facilmente que o tecido muscular. Na EENM os eletrodos devem ser posicionados sobre o ponto motor do músculo ou sobre nervos periféricos que o inervam.
 A EEM é indicada para músculos denervados e necessita de pulsos específicos de longa duração devido à impedância da membrana de sua fibra muscular ser maior do que a impedância da membrana de sua fibra nervosa.
Sabe-se que o recrutamento das fibras musculares ocorre em função do comando nervoso, ou seja, através dos estímulos provindos da medula espinhal acontece a ativação da placa motora.
Porém, e se o nervo periférico estiver lesado, como haverá a condução de estímulos para contrair a musculatura? Tendo em vista isso, a fisioterapia utiliza da EEM que aplica estímulos diretamente no músculo, com o intuito de evitar a atrofia, a perda de massa muscular e fraqueza.
De fato, estudos apontam a eficácia deste recurso, todavia, os parâmetros para aplicação ainda não são definidos como: intervalos de aplicação da estimulação ao longo de 24 horas e a quantidade de estímulos por dia.

Tendo em vista isso, o terapeuta deve não só conhecer a patologia como os efeitos da estimulação e qual técnica é a recomendada para cada tratamento, evitando lesões, desgastes ou até mesmo estímulos insuficientes para prevenir a atrofia das fibras musculares.