segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Eletroterapia em cicatrização de feridas - Parte II


HIGH VOLT (Corrente Pulsada de Alta Voltagem)

É uma corrente pulsada, monofásica, unidirecional, de baixa frequência (0 a 200 Hz), que tem como principal objetivo promover cicatrização de feridas.
Apresenta uma duração de pulso bem curta (5 a 20 µs) e uma amplitude alta, de 2.000 a 2.500 mA. Sendo assim, é considerada menos perigosa quando comparada a outras correntes polarizadas. É capaz de estimular fibras sensoriais, motoras e nociceptivas, porém, para cicatrização, deve-se usar o limiar sensorial.
A corrente é aplicada através de eletrodos podendo-se usar a técnica monopolar ou bipolar.
Primeiramente, deve-se utilizar a polaridade negativa para promoção do efeito antimicrobiano na ferida durante um tempo de aprox. 15 a 30min. Após essa aplicação, inverte-se a corrente modulando o tempo de aplicação (30 a 60min).








 Contra-indicações:

Aplicações de altas intensidades em locais próximos ao coração, aplicação direta sobre o seio carotídeo, sobre processos infecciosos, em pacientes incapazes de fornecer um feedback sensitivo, sobre útero gravídico, pacientes portadores  de trombroflebite, portadores de marca- passo e próteses metálicas.



Laser   X   Corrente Pulsada de Alta Voltagem

Após as especificações de cada um dos recursos (Laser e EEVA), pode-se concluir que o melhor a ser usado para auxiliar o processo de cicatrização tecidual, só pode ser determinado após a avaliação de cada caso. Deve-se, portanto, levar em consideração as contraindicações de cada um, o tipo de lesão, a fase de cicatrização que o tecido se encontra, a profundidade da lesão e os parâmetros que cada aparelho irá oferecer para aplicação do recurso.