sexta-feira, 10 de maio de 2013

Corrente Aussie - mais uma opção excitomotora


As correntes excitomotoras são usadas para promover a contração de músculos inervados ou com comprometimento (total ou parcial) da inervação. Visam promover (ou manter) a força muscular, auxiliar no ganho de ADM, diminuir espasmo e espasticidade muscular e auxiliar o retorno venoso.
Dentre as correntes excitomotoras, a corrente Aussie tem sido foco de discussões nos dias atuais. Essa corrente é estudada desde 1998, pelo Prof. PhD Alex Ward. Foi criada, assim como as demais correntes excitomotoras, para promover a excitação muscular e, por ser de média frequência, gera mais conforto e atinge maiores profundidades do que as correntes de baixa frequência. Por esse motivo, a corrente Aussie atualmente é muito usada para o fortalecimento muscular.


ATENÇAO!
Você sabe os parâmetros a serem modulados para fortalecimento muscular com as correntes excitomotoras? Nós vamos te ajudar!

Duração de pulso: 200 a 700 µs
Frequência: 30 a 85 (pps)
Amplitude: limiar motor
Rampas (subida e descida): de 1 a 5 s
Tempos ON: 8 a 12 s
empo OFF: mínimo de 30 s
Tempo do tratamento: calculado de acordo com o número de séries e repetições a serem feitas.

Quer saber mais sobre a corrente Aussie? Veja o vídeo no link abaixo que contém uma entrevista sensacional com o criador da Corrente Aussie.

Você sabia que a água pode ser utilizada como meio de propagação do ultrassom?


Isso mesmo, quando não é possível aplicar o transdutor diretamente na pele, a água pode ser usada como meio de propagação. O uso deste método é indicado quando existem proeminências ósseas, relevos anatômicos, lesões na pele ou quando há muita dor ao contato direto com o aparelho. Alguns cuidados, entretanto, precisam ser tomados:
1- Verificar se o transdutor é lacrado e pode ser colocado na água (informações presentes no manual do equipamento);
2- A temperatura da água deve ser igual a temperatura externa da pele (em torno de 32°C); 
3- O recipiente deve ser de plástico, cerâmica ou vidro (nunca metálico);
4- O transdutor deve ficar a uma distância aproximada de 5 cm da pele.
Este método de aplicação do ultrassom é conhecido como técnica subaquática e tem apresentado bons resultados no tratamento de úlceras diabéticas.

Laser de baixa intensidade em deiscências


O laser de baixa intensidade é um recurso que auxilia no fechamento de feridas, pois tem uma eficiente ação anti-inflamatória e analgésica, o que ajuda no processo de reparação tecidual. O principio envolvido nesse processo é o efeito foto físico-químico, no qual a luz do laser interage a nível biomolecular, por meio de processos bioelétricos, bioenergéticos e bioquímicos. A luz promove a biomodulação do processo inflamatório, já que interfere com os medidores químicos, inibindo a síntese de prostaglandinas, promovendo a estimulação dos fibroblastos na reparação tecidual de ferida cirúrgica. Tais efeitos embasam o uso desse recurso terapêutico no tratamento de deiscências, complicação que pode ocorrer em cirurgias de grande porte. Em estudo realizado Pinto et al (2009) foi observado que o laser favoreceu o incremento de tecido de granulação em toda a extensão da deiscência, com delimitação das bordas, diminuição da fibrina e diminuição do edema. Mais informações podem ser encontradas no link: http://www.scielo.br/pdf/rbccv/v24n1/v24n1a17.pdf