segunda-feira, 18 de março de 2013

Tipos de correntes X Nomes das correntes


As correntes elétricas utilizadas nos tratamentos eletroterápicos são de baixa (1 a 200 Hz) ou de média frequência (1.000 a 4.000Hz) e de 3 tipos: 
1- Corrente direta: caracterizada por um fluxo unidirecional e contínuo de partículas carregadas com duração de pelo menos 1 segundo;
2- Corrente alternada: caracterizada por um fluxo bidirecional e contínuo de partículas carregadas, sendo que a mudança de direção do fluxo ocorre pelo menos uma vez a cada segundo;
3- Corrente pulsada: caracterizada por um fluxo breve, unidirecional ou bidirecional de elétrons ou íons separados por um breve período no qual não há fluxo elétrico.
Cada tipo de corrente permite o ajuste de um conjunto de parâmetros, os quais são determinados para a conquista de um objetivo específico. É papel do fisioterapeuta identificar nos geradores de corrente elétrica disponíveis no mercado o tipo de corrente que ele fornece e, assim, determinar seus efeitos fisiológicos (eletroquímico, motor ou sensitivo) e suas principais aplicações terapêuticas. Por exemplo: corrente Galvânica = corrente direta; correntes Interferencial, Russa e Aussie = corrente alternada; correntes pulsada de alta voltagem, diadinâmicas, FES, TENS = corrente pulsada.

Portanto, na hora da aquisição de um gerador de corrente elétrica, é importante considerar: 1- o efeito terapêutico que se deseja; 2- o tipo de corrente que o aparelho produz; 3- os parâmetros eletroterapêuticos disponíveis para ajuste e a faixa de ajuste para cada um; 4- o número de canais do gerador e 5- a presença do certificado de calibração / selo INMETRO. Lembrando que o que realmente importa são os tipos de correntes oferecidas pelo aparelho e não o nome comercial dado pelo fabricante ao equipamento.