sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Terapia aquática vs. Banho de imersão de corpo inteiro vs. Hidroginástica

Terapia aquática vs. Banho de imersão de corpo inteiro vs. Hidroginástica 

  
Terapia Aquática 
O que é e onde é realizada, e para quais disfunções e indicada? 

Terapia aquática popularmente conhecida como hidroterapia é um recurso terapêutico que utiliza como princípio os efeitos físicos, fisiológicos e cinesiológicos da água. Este tipo de terapia é realizada em uma piscina com medidas, profundidade e temperatura diferentes de uma piscina normal.

Indicações:
Resultado de imagem para hidroterapia
- Ortopédicas;
- Reumatológicas;
- Neurológicas;
- Psicológicas;
- Pediátricas;
- Respiratórias



Métodos mais conhecidas

Bad Ragaz
E uma técnica feita em piscina terapêutica em que exercícios de fortalecimento e mobilização assistidos pelo terapeuta são realizados enquanto o paciente está horizontalmente na água com apoio fornecido por flutuadores ao redor do pescoço, braços, pelve e pernas. 
Os movimentos acontecem de forma:
  • Isométrico (Paciente em posição fixa é movido sobre a água); 
  • Isotônico (Paciente se movimenta e é desestabilizado pelo terapeuta); 
  • Isocinético (Terapeuta oferece fixação ao paciente enquanto o mesmo se movimenta).

Hidrocinesioterapia

A hidrocinesioterapia constitui um conjunto de técnicas terapêuticas fundamentadas no movimento humano. É a fisioterapia na água ou a práticas de exercícios terapêuticos em piscinas, associada ou não aos manuseios, manipulações, hidromassagem e massoterapia, configurada em programas de tratamento específicos para cada paciente.

                                                                                                                                                                            
Indicações:
    Resultado de imagem para hidroterapia
- Analgesia;
- Diminuição do espasmo muscular;
- Diminuição do edema;
- Aumento da amplitude de movimento;
- Aumento da força e potência muscular;
- Melhorar propriocepção;
- Reeducação da Marcha;
- Condicionamento aeróbico.

Banho de imersão de corpo inteiro

É uma técnica onde a pessoa tem seu corpo imerso em uma banheira ou piscina com água. 

A temperatura da água deve ser controlada entre 11 até 15 graus célsius, com um tempo de aplicação de 11 a 15 minutos. É uma técnica muito utilizada por atletas que visam uma melhor recuperação após o exercício físico

Indicações:
- Analgesia
- Prevenção de edema
- Diminuição das reações inflamatória
- Recuperação da fadiga muscular
- Diminuição do espasmo muscular

Efeitos do banho de imersão no Futebol

Em um estudo realizado com jogadores de futebol com o objetivo de analisar os efeitos do banho de imersão na recuperação da fadiga muscular pós jogo, os pesquisadores notaram que em alguns indivíduos o banho de imersão acelerou a redução do lactato sanguíneo, o que pode explicar o porquê dessa técnica ser boa para recuperação da fadiga muscular, porém não foram encontrados dados estatísticos suficientes para afirmar tal benefício.


Hidroginástica

É um tipo de exercício aeróbico de baixo impacto feito em piscina aquecida, normalmente realizado em grupo, que tem como objetivo a manutenção profilática da saúde.

Principais diferenças em relação a terapia aquática 

A principal diferença é que esse tipo de atividade pode ser realizado tanto por indivíduos que tem alguma disfunção como por indivíduos que não possuem nenhum tipo de disfunção. Normalmente o profissional que mais utiliza esta modalidade é o de educação física. Nesta modalidade o educador físico ou terapeuta fica do lado de fora da piscina orientando seus clientes muitas vezes sem a necessidade de entrar na água.
Para quem está atividade é indicada?

A hidroginástica é uma ótima opção de atividade física para diversos grupos devido a sensação prazerosa e a possibilidade de se exercitar de forma mais lúdica além do baixo impacto sobre as articulações. Pode ser realizado por: Crianças, gestantes, idosos, pessoas com deficiências físicas, pessoas com deficiências neurológicas. Pode ser adotada por todos independente da faixa etária.

Benefícios da modalidade
- Melhora o condicionamento físico e cardiorrespiratório;
Favorece o bom alinhamento corporal;
- Atua na prevenção de perdas funcionais como equilíbrio postural;
Manutenção do tônus muscular. 
- Traz sensação de bem-estar, diminuindo estresse e ansiedade. 

Contraindicações gerais de todas modalidades:
Infecções cutâneas
- Incontinência urinaria e fecal
- Cardiopatias agudas
- Sensibilidade comprovada ao cloro
- Hiper ou hipotensão sem controle
- Febre
- Ulceras
- Pânico de água

Referências:
SILVA, Ariane Chacon da. Efeito da crioterapia de imersão no processo de recuperação da fadiga muscular em jogadores de futebol mensurada através da concentração do lactato sanguíneo. CT Corinthians -São Paulo: Penápolis 2010.
VASCONCELOS, Ana Paula Senna Lomba. MARCIANO G. G. Os benefícios da hidroginástica na vida diária do idoso. Juiz de Fora: Faculdade Metodista Granbery. Minas Gerais 2008.
CUNHA, Márcia Cristina Bauer; LABRONICI, Rita Helena Duarte Dias; OLIVEIRA, Acary de Souza Bulle; GABBAI, Alberto Alain. Hidroterapia. UNIFESP-EPM 2016.
CARVALHO, R. C. Os benefícios físicos e psicológicos da hidroginástica para a saúde das mulheres praticantes atendidas pelo programa; vida nova em Lucas do rio verde-MT. Mato Grosso, 2014
RESENDE, S. M; RASSI, C.M; VIANA, F.P. EFEITOS DA HIDROTERAPIA NA RECUPERAÇÃO DO EQUILIBRIO E PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSAS. São Carlos 2008.


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu cometário aqui.