quarta-feira, 13 de maio de 2015

SEGURANÇA NO USO DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS FISIOTERÁPICOS

O aumento de eletroeletrônicos na prática clínica, a falta de manutenção adequada e a ausência de profissionais qualificados no dia a dia das instituições deixam paciente, operador, usuário e instalação vulneráveis a acidentes com eletricidade. Para garantir a eficácia no tratamento é importante assegurar um bom funcionamento do aparelho.

Devemos seguir algumas diretrizes:

Determinar o objetivo do tratamento e escolha o agente físico mais apropriado ao objetivo da intervenção.
Verificar se o agente físico não é contra indicado ao paciente e/ou a condição a ser tratada, e também a existência de patologias associadas.
Os aparelhos devem ser montados e posicionados adequadamente, devem ser feitas verificações visuais dos eletrodos, sondas, cabos, plugs, tomadas, interruptores, controles, seletores e indicadores luminosos.
Ajustar o aparelho e realizar testes que se fazem necessários na aplicação.
No preparo do paciente o fisioterapeuta deve realizar uma avaliação minuciosa principalmente na parte a ser tratada, além disso, deve se explicar para o mesmo sobre como é o tratamento para que o paciente fique ciente.
Orientar o paciente sobre o que ele pode ou não fazer e sentir.
Marcar o tempo da aplicação e do tratamento, após o tratamento examinar a área que foi aplicada.
Ajustar todos os parâmetros do tratamento, a região tratada, a técnica, a dosagem e o efeito resultante.
Os equipamentos devem ser periodicamente calibrados, inspecionados, verificados e realizar as manutenções preventivas.
Existem muitos problemas que também pode ser detectados visualmente, danos visíveis em peças, pinturas lascadas, leitura incompreensível do painel, sinais de curto circuito, plugs quebrados ou qualquer outro problema que pode ser causa de mau funcionamento.



Os ambientes em que os equipamentos são utilizados devem ser inspecionados e controlados para assegurar que a radiação emitida pelos aparelhos não cause nenhuma interferência em outros equipamentos, e que objetos (metal) na área não cause a concentração da radiação a fim de expor o fisioterapeuta e o paciente a campos eletromagnéticos adicionais.

FIQUE ATENTO, pois equipamentos descalibrados podem resultar em terapia e diagnostico incorretos para o paciente além de favorecer choques elétricos, queimaduras e óbito, além disso, testes devem ser realizados para aumentar a qualidade do serviço prestado.

Verifica-se que os hábitos e as rotinas dos profissionais precisam ser avaliados com cuidado, de forma a valorizar e estimular os comportamentos seguros, além disso, o local do trabalho deve possuir características construtivas, seguras e com infra-estruturas apropriadas.