segunda-feira, 27 de abril de 2015

Fluxo de corrente por meio dos vários tipos de tecidos biológicos

Você sabe o que uma corrente elétrica faz no seu corpo?


Ø  O que é corrente elétrica?
É o movimento ordenado ou deslocamento de partículas portadoras de carga elétrica (elétrons) de um ponto (Ex: gerador) a outro (Ex: corpo).

Ø  Porque na fisioterapia usamos a corrente elétrica em nosso corpo?
A corrente elétrica causa efeito em cada célula ou tecido por onde passa, a resposta vai depender do tipo de tecido ou célula pela qual ela passou e da natureza da corrente aplicada (tipo de corrente e seus parâmetros). O tecido deve responder a ação da corrente de forma similar ao que ocorre no nosso fisiológico, sendo que se passar disso pode levar a coágulos e destruição dos tecidos.
Os fisioterapeutas utilizam correntes elétricas com o objetivo de:

  •         Criar contração muscular por meio de estimulação nervosa ou muscular.
  •       Ajudar no tratamento de dor.
  •        Estimular ou alterar o processo de cicatrização.
  •         Criar um campo elétrico na superfície da pele a fim de levar os íons benéficos para o processo de cicatrização.

Ø  Como a corrente age em nossos vários tecidos?
A medida que a corrente elétrica se move pelo corpo, mudanças no funcionamento fisiológicos podem ocorrer em vários níveis do sistema total, são elas:
1)    Nível celular:

  •          Excitação de células nervosas.
  •          Mudanças na permeabilidade da membrana celular.
  •          Síntese da proteína.
  •          Estimulação do fibroblasto e do osteoblasto.
  •          Modificação da microcirculação.
2)    Nível do tecido: Requer eventos celulares múltiplos

  •          Contração muscular esquelética.
  •          Contração muscular suave.
  •          Regeneração do tecido.
3)    Nível segmentar: Envolve efeito regional dos dois níveis de atividades anteriores

  •       Modificação da mobilidade da articulação.
  •      Bombeamento do músculo para mudar a circulação e a atividade linfática.
  •     Movimento aumentado das proteínas carregas para dentro dos canais linfáticos com força oncótica sub-sequente, aumentando o volume do liquido no sistema linfático. A contração linfática aumentada faz o liquido se mover centralmente.
  •   A estimulação elétrica não pode estimular diretamente o músculo linfático suave ou sistema nervoso autonômico sem estimular também um nervo motor.
4)    Efeitos sistêmicos

  •         Efeitos analgésicos, como supressores endógenos da dor, são liberados e atuam em diferentes níveis par controle da dor.
  •        Efeitos analgésicos, derivam-se da estimulação de certos neurotransmissores para controlar a atividade neural na presença de estímulos de da dor.


Essas respostas podem ser dividas em efeitos diretos e indiretos. Há sempre um efeito direto junto com as linhas do fluxo de correntes e sob os eletrodos. Os efeitos indiretos ocorrem longe da área de fluxo da corrente e são geralmente o resultado da estimulação da ocorrência de um evento fisiológico.

Respostas Fisiológicas dos Tecidos as Correntes Elétricas

A eletroterapia é o uso de correntes elétricas de baixa e média frequência para fins terapêuticos. Essa técnica apesar de parecer atual, já era utilizada desde antiguidade e, hoje em dia além de ser utilizada para tratamento de disfunções é muito utilizada também em tratamentos estéticos.

Toda corrente elétrica aplicada sobre um tecido vivo terá respostas nos vários níveis de organização do corpo humano. Estas respostas serão diferentes de acordo com o tipo de corrente que será aplicada (direta, alternada e pulsada, etc.) levando em consideração os parâmetros utilizados durante a aplicação.

Em nível celular: Estas correntes iram basicamente gerar movimentos de moléculas, em especial as moléculas ionizadas, que como consequência irão perturbar o equilíbrio de íons principalmente nas membranas celulares. As correntes que atingem este nível também atuam atraindo certas células ajudando na fase de cicatrização tecidual.

Em nível tecidual: Para ocorrer alguma modificação neste nível antes deve haver modificações específicas no nível celular. Aqui pode ocorrer um efeito de despolarização do tecido nervoso, contração muscular, aquecimento tecidual.

Em nível segmentar: Neste nível podemos ter benefícios de ativação da circulação linfática, venosa e arterial.


Em nível sistêmico: A principal função neste nível que podemos citar é a modulação da dor (diminuição da dor). Para que a aplicação seja eficaz, não depende de uma estimulação no local que se encontra lesado, pois a estimulação acontece em nível do Sistema Nervoso Central.